Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

5 novas exposições para conferir em São Paulo neste fim de semana

Lista de atrações artísticas inclui duas mostras coletivas e exposição sobre os 80 anos dos ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki

8 ago 2025 - 17h12
(atualizado em 8/8/2025 às 16h50)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de São Paulo recebe exposições inéditas e diversas a partir desta semana. No Sesc Santo Amaro, um conjunto de 57 obras de artistas de todos os cantos do Brasil começa a ser exposto no sábado, 9.

Outra mostra coletiva ocorre no Ateliê Casa Um, nos Jardins, espaço fundado pela artista plástica Viviana Ximenes, com cerca de 50 obras de 24 artistas contemporâneos.

Já na Av. Paulista, a Japan House abre uma exposição em homenagem aos 80 anos dos ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki, completados na quarta-feira, 6.

No Jardim Paulista, a galeria Almeida & Dale inaugura uma exposição com mais de 40 obras do pintor e desenhista Raymundo Colares (1944-1986), enquanto, na Oscar Freire, a artista Toia Tostes, de apenas 23 anos, realiza sua primeira exposição individual na MITS Galeria. Confira as informações:

Eu Sou o Brasil: Artistas Populares

  • O Sesc Santo Amaro recebe um conjunto de 57 obras do Acervo Sesc de Arte para apresentar ao público a diversidade de artistas plásticos brasileiros. Sob curadoria de Renan Quevedo, a mostra é dividida em quatro núcleos temáticos - Fauna e FloraCotidianoOfícios e Festas e conta com pinturas, esculturas, xilogravuras e outros objetos de 30 artistas de todas as regiões do Brasil. Quando: de 9/8 a 28/12. Terça a sexta: 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados: 11h às 18h. Onde: Sesc Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 505). Quanto: Gratuito.
Obra de Suene Oliveira Santos, presente na exposição 'Eu Sou o Brasil: artistas populares', no Sesc Santo Amaro.
Obra de Suene Oliveira Santos, presente na exposição 'Eu Sou o Brasil: artistas populares', no Sesc Santo Amaro.
Foto: Everton Ballardin/Divulgação / Estadão

Heiwa, um apelo de paz

  • Nos 80 anos da detonação das bombas atômicas que destruíram Hiroshima e Nagasaki, a Japan House São Paulo inaugura uma exposição com elementos importantes sobre a devastação e a reconstrução das cidades, incluindo instalações, desenhos, poemas, origamis, fotografias. O conceito que norteia a mostra é "Heiwa", palavra que em japonês significa "paz". Quando: de 6/8 a 31/8. Terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Onde: Japan House São Paulo, primeiro andar - Av. Paulista, 52. Quanto: Gratuito.

Tudo que Cabe num Instante

  • Com cerca de 50 obras de 24 artistas contemporâneos, o Ateliê Casa Um, espaço idealizado pela artista Viviana Ximenes, realiza sua primeira exposição coletiva. A curadoria é da artista plástica e designer Lavinia Góes e parte do conceito que dá nome à mostra, Tudo que Cabe num Instante, com obras de nomes como Renata Padovan, Sandro Akel e André Passos e a própria Viviana. Quando: de 6/8 a 23/8. Segunda a sexta, das 14h às 18h. Sábado, das 11h às 15h. Onde: Ateliê Casa Um (Rua José Maria Lisboa, 873 - casa 01). Quanto: Gratuito.
Obra de Viviana Ximenes presente na exposição 'Tudo que Cabe num Instante', em seu Ateliê Casa Um.
Obra de Viviana Ximenes presente na exposição 'Tudo que Cabe num Instante', em seu Ateliê Casa Um.
Foto: Ateliê Casa Um/Divulgação / Estadão

Raymundo Colares: Pista livre

  • Após 15 anos, a obra do pintor e desenhista Raymundo Colares (1944-1986) volta a ser exposta em São Paulo. Com curadoria da crítica de arte Ligia Canongia, a mostra Raymundo Colares: Pista livre reunirá, na galeria Almeida & Dale, mais de 40 obras do artista mineiro, entre pinturas, guaches e os gibis, livros-objetos que marcaram sua trajetória nas artes. Quando: De 9/8 a 4/10. Segunda a sexta-feira: 10h às 19h. Sábado: 11h às 16h. Onde: Almeida & Dale (Rua Caconde, 152). Quanto: Gratuito.

Velha Roupa Colorida

  • A artista mineira Toia Tostes realiza sua primeira exposição individual na MITS Galeria, com curadoria de Liz Sampaio. A coleção reúne sete obras e três desenhos que parte da arte têxtil como exercício de imaginação e memória, com destaque para as esculturas Três, Cosmo, Bouba, Kiki e Pernalonga, feitas com tecido preenchidos por estopa e costurados com linha de bordado. Quando: De 7/8 a 5/9. Segunda a sábado, das 10h às 20h. Onde: MITS Galeria (Rua Oscar Freire, 916). Quanto: Gratuito.

Em breve - Os Espelhos

  • No dia 14 de agosto, a galeria Raquel Arnaud inaugura uma mostra individual de Waltercio Caldas, grande nome da arte contemporânea brasileira. A seleção reúne 26 obras realizadas entre 1967 e 2025 e que, como sugere o título, têm como ponto de partida a exploração do funcionamento dos espelhos e sua natureza capaz de multiplicar, refletir e ser uma ferramenta a favor da arte. Quando: a partir de 14/8. Segundo a sexta: 11h às 19h. Sábado: 11h às 15h. Onde: Galeria Raquel Arnaud (Rua Fidalga, 125). Quanto: Gratuito.
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade