PUBLICIDADE

Podcast: documentário traz histórias de resistência em SP

As lutas populares no Capão Redondo, zona sul de São Paulo, são destaques no filme “Lado Sul do Mapa”

7 dez 2021 09h00
| atualizado em 8/12/2021 às 14h13
ver comentários
Publicidade

Normalmente, o Capão Redondo é lembrado por duas coisas: violência e rap. Mas, para quem conhece de perto esse distrito periférico da zona sul de São Paulo, sabe que ele é muito mais do que isso. No “Lado Sul do Mapa”, documentário dirigido pela pesquisadora Angélica Garcia e a jornalista Gisele Alexandre, o Capão Redondo é apresentado por personagens que moram e atuam neste local que também poderia ser conhecido pelas lutas populares, impulsionada pelos movimentos sociais.

Com produção do Centro de Memória das Lutas Populares Ana Dias e da TV DOC Capão, duas articulações que nasceram no Capão Redondo, o filme retrata, a partir de relatos pessoais de cinco militantes do território, as diversas violências enfrentadas pelos moradores e moradoras da região, com recorte profundo sobre aquelas praticadas pela polícia desde os anos de 1980.

Foto: TV Doc Capão

Neste episódio conversamos com uma das diretoras do filme, Angélica Garcia, e com o diretor de fotografia, André Luiz, para saber como foi produzir este documentário que teve o apoio do projeto Territórios da Memória do Instituto Vladimir Herzog.

 

Manda Notícias
Publicidade
Publicidade