PUBLICIDADE

Grajaú: 5 curiosidades sobre o distrito do extremo sul de SP

Região é a mais populosa da cidade de São Paulo; conheça mais detalhes sobre a origem e as características do distrito

8 ago 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Mirante da Ilha do Bororé, no Grajaú
Mirante da Ilha do Bororé, no Grajaú
Foto: Daniel Deák/SPTuris

Localizado na zona sul de São Paulo, o distrito do Grajaú é o mais populoso da cidade, com 392 mil habitantes, de acordo com o Mapa da Desigualdade 2022. Administrado pela Subprefeitura da Capela Socorro, tem limite com os distritos de Pedreira, Cidade Dutra, Parelheiros e o município de São Bernardo do Campo e Diadema.

História

O Grajaú teve sua origem durante a década de 1960, um período de considerável expansão urbana e industrial na cidade de São Paulo. No dia 27 de novembro de 2022, o local celebrou seu 62° aniversário, testemunhando décadas de crescimento, evolução e comunidade.

Estrela do Terceiro Milênio

No ano de 1998, surgiu a escola de samba do Grajaú chamada Estrela do Terceiro Milênio, que realizou seu primeiro desfile no ano seguinte, em 1999. Com a coruja como símbolo da agremiação, a escola alcançou a conquista do título de campeã do grupo de Acesso I de São Paulo em 2022, desfilando no Grupo Especial no carnaval deste ano.

Artistas do Grajaú

Ao longo dos anos, o distrito tem sido berço de uma diversidade de talentos artísticos, como Criolo, referência rap nacional, e sua mãe, Maria Vilani, além de Rael da Rima e também grupos como Facção Central e movimentos como o Grajaú Rap City.

Bairros

No distrito é possível encontrar uma ampla gama de bairros que compõem sua paisagem diversificada, como: Parque Residencial Cocaia, Jardim Novo Horizonte, Jardim Eliana, Parque Grajaú, Jardim Varginha, Cantinho do Céu, Vila Natal, Jardim São Bernardo, Jardim Shangrilá, Jardim Ellus, Jardim Marilda, Palmares, Jardim Noronha e Parque América.

Tem uma ilha

Grajaú está localizado no extremo sul da cidade de São Paulo, com aproximadamente 26 km de distância da Praça da Sé e 14 km dos principais bairros da zona sul como Santo Amaro, Jabaquara e outros bairros da zona sul de São Paulo.

É onde fica localizada a Ilha do Bororé, que na verdade é uma península, cercada pela represa Billings e área de proteção ambiental. Tem diversas opções de turismo, entre passeios de barco, trilhas, além de atividades culturais e de agroecologia na Casa Ecoativa.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade