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Caoa Chery iCar: vale a pena comprar o pequeno elétrico?

O chinês Chery EQ1, totalmente elétrico, se transformou no iCar, que a Caoa Chery vende por R$ 149.990

27 set 2022 - 05h00
(atualizado às 09h52)
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Caoa Chery iCar
Caoa Chery iCar
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O iCar da Caoa Chery estreou no mercado brasileiro como o carro elétrico mais barato do país. Por pouco menos de R$ 150 mil, o pequeno veículo chinês passou por várias adaptações até ficar adequado ao uso no Brasil. A proposta do iCar é ser um veículo urbano, por isso ele é muito fácil de usar e estacionar.

O que é novo – O iCar nada mais é do que o Chery EQ1, que já foi concebido para ser elétrico. Entretanto, ele utiliza a plataforma do  Chery QQ, o que deixa alguns espaços no cofre do motor elétrico. Tudo é novo no pequeno veículo urbano, que atrai pelo design e custo-benefício.

O que nós gostamos – O Caoa Chery iCar tem uma boa posição de dirigir e dois modos de condução (Eco e Sport). Mas nem precisa. Por ser muito leve (995 kg), o iCar tem boas arrancadas no trânsito, pois o torque é instantâneo. O câmbio é automático.

Caoa Chery iCar
Caoa Chery iCar
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A Caoa Chery fez bem em optar por um carro de baixa potência, pois isso proporcionou um bom alcance de 282 km. Para quem roda no máximo 40 km por dia na cidade, basta uma carga de bateria por semana. Para quem roda 70 km/dia, são duas cargas/semana.

O carro é gostoso de dirigir, pois fica bem próximo ao solo (tem 120 m de vão livre). A direção é bastante leve e os comandos são fáceis de operar. Um item interessante é que o banco do passageiro corre para a frente para facilitar o acesso no banco de trás.

O iCar tem a cara do público jovem, mesmo para casais com até dois filhos pequenos. É possível fixar cadeirinhas de bebê com  isofix. A economia de espaço está em todo lado. No lugar do estepe, há um kit de reparos.

Outra solução interessante da Chery foi dotar o carro de carroceria de fibra de plástico, pois deixa o veículo ainda mais leve. Como há barras nas portas entre as colunas A e B, a questão do reforço estrutural ficou bem resolvida.

O que pode melhorar – A falta de conectividade Android Auto e Apple CarPlay é o ponto fraco do carro. Airbags laterais também podem deixar o carro mais competitivo no futuro. A coluna traseira muito larga atrapalha um pouco em algumas manobras. Talvez seja possível ampliar a área de janela.

Caoa Chery iCar
Caoa Chery iCar
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Potência e kWh

O Caoa Chery iCar tem um motor elétrico de 61 cv (ou 45 kW). É um valor adequado e está dentro da faixa usada pelos principais rivais, o Renault Kwid E-Tech e o Jac E-JS1. A tração é traseira e o torque é muito bom para o porte do carro: 150 Nm. O consumo é de 9,1 kWh/100 km com uma bateria de 30,8 kWh.

Dimensões e capacidades

Comprimento: 3,200 m

Largura: 1,670 m

Altura: 1,590 m

Entre-eixos: 2,150 m

Porta-malas: 100 litros

Tanque: não tem

Veredicto – Vale a pena comprar se você roda somente na cidade e não tem família grande nem muita bagagem para carregar.

Guia do Carro
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