X, ex-Twitter, diminui o alcance de links publicados na rede social, afirma Musk
Bilionário disse que preferência é de publicações que não redirecionam usuários para fora da rede social
Links de sites e portais publicados no X, ex-Twitter, tem um alcance menor sob a gestão de Elon Musk. Nesta terça-feira, 3, o dono da rede social, afirmou que para promover o algoritmo da plataforma, o Twitter reduz o alcance de conteúdos com algum tipo de redirecionamento, para dar prioridade aos que já estão publicados em formato de texto no site.
De acordo com o bilionário, a preferência de visualização sempre será dos conteúdos que não possuem nenhum tipo de link que levem para fora da plataforma. A informação foi divulgada por Musk em um comentário na própria rede social.
Na publicação, Musk comentou sobre a queda de audiência vinda diretamente de links publicados no Twitter e em redes sociais da Meta, como Instagram e Facebook. A medida tende a prejudicar sites de notícias, produtores de conteúdo de outras redes sociais e a divulgação de serviços que não estão na plataforma.
"Interessante. Nosso algoritmo tenta otimizar o tempo gasto no X, portanto, os links não recebem tanta atenção, porque há menos tempo gasto se as pessoas clicarem fora. O melhor a fazer é publicar conteúdo longo nessa plataforma", afirmou Musk.
Interesting.
Our algorithm tries to optimize time spent on X, so links don't get as much attention, because there is less time spent if people click away.
Best thing is to post content in long form on this platform.
— Elon Musk (@elonmusk) October 3, 2023
Em janeiro deste ano, a rede social passou a aceitar publicações de até 4 mil caracteres em contas do Twitter Blue, serviço de assinatura da rede social. O plano custa cerca de R$ 60 ao mês. Na versão gratuita, os usuários podem publicar até 280 caracteres por vez.
O bilionário já "testou" algo semelhante logo que assumiu a rede social, no final de 2022. Na ocasião, o corte de links ficou restrito a sites concorrentes ao Twitter, como Bluesky, de Jack Dorsey, fundador do Twitter, e Mastodon, que estavam absorvendo o público vindo da rede de Musk.