Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Windows 11: saiba como limpar o cache do seu computador e melhorar o desempenho do aparelho

Arquivos temporários e caches acumulados podem deixar o computador lento; veja passo a passo para liberar espaço e otimizar o sistema

18 out 2025 - 09h21
(atualizado às 09h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O suporte ao Windows 10 terminou na terça-feira, 14, e os usuários que atualizaram ou vão atualizar para o Windows 11 podem notar diferenças de desempenho. Uma das medidas mais simples e eficazes para acelerar o computador é limpar o cache e arquivos temporários, já que o procedimento libera espaço no disco, elimina dados corrompidos e mantém o sistema mais ágil.

Atualizar o sistema é apenas o primeiro passo. Mesmo em PCs mais modernos, arquivos de cache e dados temporários vão acumulando com o tempo, deixando a máquina mais lenta, porém, o Windows 11 oferece ferramentas nativas que permitem identificar e remover esses arquivos.

Com o fim do Windows 10, aprender a limpar o cachê do Windows 11 é essencial para manter o computador rápido e estável
Com o fim do Windows 10, aprender a limpar o cachê do Windows 11 é essencial para manter o computador rápido e estável
Foto: Alice Labate/Estadão / Estadão

Limpar o cache e gerenciar arquivos desnecessários ajuda não só a recuperar espaço, mas também a prevenir erros e travamentos, de acordo com o veículo americano ZDNET. O processo pode ser feito em etapas simples, que qualquer usuário consegue seguir sem experiência técnica.

Como limpar a memória do computador?

O Windows 11 possui uma seção chamada Recomendações de limpeza, que identifica arquivos temporários, downloads desnecessários e aplicativos pouco usados. Para acessar: clique em Iniciar > Configurações > Sistema > Armazenamento e role até Recomendações de limpeza.

A tela vai exibir arquivos temporários na pasta Downloads e na Lixeira, mas, antes de remover, verifique se não há documentos importantes. Outros itens sugeridos podem incluir arquivos grandes, como vídeos ou imagens, e aplicativos pouco usados.

Outra forma de fazer a melhoria é usar a função Limpeza de disco, que funciona em qualquer versão do Windows. Para abrir, basta pesquisar por Limpeza de disco na barra de pesquisa e clicar no programa.

O recurso faz uma varredura no computador procurando itens que não são mais essenciais, como arquivos temporários da internet (cópias de páginas e imagens para acelerar a navegação), logs de configuração (registros de eventos do sistema ou programas) e cachês (dados temporários que podem estar desatualizados). Todos esses arquivos podem ser apagados, sem prejudicar o funcionamento do PC.

Além disso, há também os dados de localização que são criados quando o PC sincroniza com novos lugares. Para liberar espaço: clique em Iniciar > Configurações > Privacidade e segurança, role até Histórico de localização e clique em Limpar. Esse procedimento remove apenas os dados temporários de localização, sem afetar outros arquivos ou configurações.

Agora, se a internet parecer lenta, limpar o cachê DNS pode acelerar a navegação. Para isso: pressione Windows + R, digite ipconfig/flushdns no prompt de comando e pressione Enter.

O cache DNS armazena informações de sites visitados, e apagá-lo força o computador a buscar dados atualizados. É uma solução rápida para resolver problemas de conexão ou lentidão na navegação.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade