WhatsApp: IA que resume mensagens não lidas já funciona no Brasil ; veja como usar
Função 'Resumos de mensagens' usa a Meta AI para sintetizar conversas em grupos ou chats individuais, com criptografia de ponta a ponta
A Meta anunciou na segunda-feira, 13, a chegada ao Brasil do Resumo de mensagens, novo recurso de inteligência artificial (IA) do WhatsApp que cria resumos automáticos de conversas não lidas. A ferramenta, que já havia sido apresentada nos EUA em junho, passa a ser liberada de forma gradual para usuários brasileiros.
O recurso usa o sistema de IA da Meta, a Meta AI, para destacar os principais pontos de mensagens ainda não visualizadas, seja em bate-papos individuais ou em grupos. A ideia é ajudar quem se depara com longas sequências de mensagens e quer saber rapidamente o que foi dito.
Para usar a novidade, é necessário abrir uma conversa com mensagens não lidas e tocar no ícone que indica a quantidade de mensagens ainda não visualizadas. Ao fazer isso, aparece um menu dentro da conversa com a opção de gerar um resumo, identificado como Ver resumo ou Resumir com IA, dependendo do idioma e da versão instalada.
A ferramenta utiliza a Meta AI, sistema de inteligência artificial da empresa dona do WhatsApp, para sintetizar o conteúdo das conversas. No entanto, por questões de privacidade, o recurso de Processamento privado vem desativado por padrão (tecnologia que permite o funcionamento da IA sem que as mensagens sejam acessadas pela Meta).
Para ativar, o usuário deve acessar Configurações, depois ir em Privacidade e encontrar a aba Privacidade avançada de conversas. No novo menu basta encontrar a opção IA da Meta e clicar em Ativar processamento privado. Nessa seção, também é possível definir em quais conversas o recurso poderá ser usado, como em grupos de trabalho ou chats específicos.
Depois de ativado, o ícone da Meta AI passa a aparecer automaticamente nas conversas com mensagens não lidas. Basta tocar nele para gerar um resumo automático, que destaca os principais tópicos e informações relevantes.
O WhatsApp afirma que a função está sendo distribuída aos poucos e deve chegar a todos os usuários nas próximas semanas. A atualização está disponível para os sistemas Android e iOS, por meio das respectivas lojas oficiais de aplicativos.
Além do novo recurso de IA, o aplicativo também está testando as novas reações para Status em sua versão beta no sistema Android, parte de um pacote de atualizações que ampliam as interações dentro da plataforma.