Você consegue colocar a mão dentro de um forno a 200ºC rapidamente sem se queimar, mas não em uma panela com água fervendo a 100ºC; conceito da física explica como sonda da NASA pode encostar no Sol
NASA lançou aeronave espacial em 2018 para entender melhor como funciona a coroa solar
Se aproximar do Sol, um astro que pode chegar a uma temperatura de 15.000.000° C, pode parecer uma ideia impossível. Mas, pela primeira vez na história, uma nave "tocou" o sol. O fato aconteceu no último mês, quando a NASA informou que a sonda Parker Solar Probe entrou na camada mais externa da atmosfera solar e coletou amostras de partículas e campos magnéticos. O acontecimento superou as expectativas dos cientistas e pode ajudar a compreender a evolução do Sol e seus impactos sobre o Sistema Solar.
Entenda a missão da NASA para explorar o Sol
Lançada em 2018, a sonda estava a 13 milhões de km do centro do Sol quando entrou pela primeira vez na atmosfera solar e a 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar. Pode parecer uma distância muito grande, mas para se ter uma ideia, a distância do Sol até a Terra é de 149,6 milhões de quilômetros. A nave foi lançada ao espaço em 2018 e busca entender melhor a coroa, a camada mais externa do Sol que se estende por milhões de quilômetros, transformando-se no vento solar.
Durante a missão, a nave espacial mergulhou para dentro e para fora da coroa algumas vezes e vai continuar se aproximando até sua órbita final em 2025. O objetivo da missão é entender melhor o clima espacial e como as partículas aceleradas pelo Sol afetam a vida no Sistema Solar.
O que é vento solar?
Toda a missão realizada pela sonda está girando em torno de entender melhor a origem do vento solar e como ele é aquecido e acelerado através do espaço. Mas ...
Matérias relacionadas
Três anos atrás, o streamer MontanaBlack dominava a gamescom — agora, ele foi barrado
Por que Microsoft e Amazon estão interessadas em usinas de gás e carvão desativadas na Europa?
Pelo bem das suas camisetas, faça isso sempre que for lavá-las