Vila na Alemanha cobra aluguel de 88 centavos desde 1521, mas moradores precisam cumprir regras rígidas e rezar 3 vezes ao dia
Considerada a comunidade de habitação social mais antiga do mundo, a Fuggerei mantém o aluguel simbólico e tradições que atravessaram cinco séculos
Criada em 1521 em Augsburg, na Alemanha, a Fuggerei é a comunidade de habitação social mais antiga do mundo ainda em atividade. Fundada por Jakob Fugger para acolher pessoas de baixa renda, a vila abriga cerca de 150 moradores e mantém um aluguel anual de apenas 88 centavos de euro. Para viver no local, os candidatos devem ter capacidade de trabalhar, ser católicos e cumprir a tradição de rezar três vezes ao dia em homenagem à família do fundador.
No sul da Alemanha existe um conjunto de casas onde o aluguel anual custa apenas 88 centavos de euro. O valor é real e permanece ligado a uma tradição iniciada em 1521. Localizada em Augsburg, a Fuggerei é considerada a comunidade de habitação social mais antiga do mundo ainda em funcionamento.
Para conseguir uma casa no local, os moradores precisam atender a critérios específicos, ser católicos e cumprir uma tradição pouco comum: rezar três vezes por dia pela família que criou a comunidade há mais de cinco séculos.
Vila foi criada há mais de 500 anos por um dos homens mais ricos do mundo
A história da Fuggerei começou no século XVI, quando o comerciante Jakob Fugger, conhecido como Jakob, o Rico, decidiu financiar a construção de uma comunidade destinada a moradores pobres de Augsburg.
A fundação foi estabelecida oficialmente em 23 de agosto de 1521. A proposta era oferecer moradia a cidadãos que enfrentavam dificuldades financeiras, mas ainda tinham condições de trabalhar e buscar uma vida independente — permitindo aos moradores recuperar a estabilidade financeira.
A comunidade cresceu ao longo dos séculos e atualmente ocupa cerca de 15 mil metros quadrados. São 67 casas com 142 apartamentos, além de uma igreja própria e outros espaços utilizados pelos moradores. Cerca de 150 pessoas vivem atualmente no complexo.
Aluguel custa apenas 88 centavos desde 1521
Quando a Fuggerei foi criada, o aluguel anual foi estabelecido em um florim renano. Na época, a quantia ...
Matérias relacionadas
Foguete da Coreia do Sul lançado no Maranhão foi destruído pela FAB após 35 segundos de voo
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.