União Europeia está caçando VPNs: afirma que elas representam um desafio fundamental para a aplicação eficaz da lei
UE já havia levantado preocupações sobre aplicativos de mensagens com criptografia de ponta a ponta
Já não é segredo que a criptografia de ponta a ponta está em evidência há algum tempo. Há alguns anos, a União Europeia chegou a solicitar a criação de uma backdoor para acessar mensagens enviadas por meio desses aplicativos, embora o Parlamento Europeu tenha votado contra a medida no final de 2024. A própria Europol também expressou preocupação com a criptografia, alertando que ela impede a detecção de atividades ilegais.
Sabíamos que aplicativos de mensagens com criptografia de ponta a ponta e criptografia nos próprios dispositivos complicam muito o trabalho das autoridades, mas as VPNs também parecem estar na mira da União Europeia. Conforme relatado pelo TechRadar, um novo relatório da UE faz referência direta aos serviços de VPN, afirmando que eles representam um desafio fundamental para a aplicação eficaz da lei.
UE afirma que criptografia e VPNs ajudam criminosos a ocultar suas atividades
O relatório foi publicado há alguns dias pelo Grupo de Alto Nível (HLG) da União Europeia, que desde meados de 2023 vem explorando os desafios que as forças de segurança enfrentam em seu trabalho diário. O objetivo desse grupo é encontrar maneiras de garantir o acesso aos dados pelas autoridades num mundo onde a criptografia de ponta a ponta está se tornando mais comum.
A criptografia de ponta a ponta garante a privacidade, de modo que apenas os usuários que participam de uma conversa têm acesso às mensagens. Graças a essa tecnologia, as mensagens não podem ser interceptadas. Isso...
Matérias relacionadas
O iPhone 17 Air promete ser tão fino que poderia ressuscitar um acessório descontinuado
Poucos sabem, mas os EUA usam disco rígidos antigos para conseguir terras raras após o veto da China