Uma cidade inteira no País de Gales ficava sem internet todos os dias às 7h — e a culpa era de um único morador
Uma TV de tubo antiga conseguiu derrubar a internet de uma vila inteira no Reino Unido
Durante cerca de um ano e meio, moradores de uma pequena vila no País de Gales conviviam com um problema constante, mas difícil de explicar: todas as manhãs, por volta das 7h, a internet simplesmente parava de funcionar. O caso aconteceu em Aberhosan e só foi esclarecido após uma investigação técnica detalhada conduzida por engenheiros da operadora local. O mais surpreendente é que a causa não era um problema que os técnicos esperavam, como falha na rede ou sabotagem, mas um aparelho doméstico muito comum: uma televisão.
Problema com a queda de internet durou 18 meses
A vila de Aberhosan dependia de conexões DSL, uma tecnologia de internet banda larga que utiliza cabos de cobre que é sensível a interferências eletromagnéticas. Durante meses, os moradores da vila relataram sofrer com quedas constantes de internet sempre no mesmo horário, sem qualquer motivo que justificasse. A Openreach, responsável pela infraestrutura, chegou a substituir cabos antigos na tentativa de resolver o problema, mas o problema persistiu.
Diante da repetição do padrão, o engenheiro Michael Jones passou a suspeitar de um tipo específico de interferência elétrica conhecido como SHINE (Single High-level Impulse Noise). Ele ocorre quando um dispositivo emite ruídos eletromagnéticos intensos o suficiente para comprometer sinais de banda larga, especialmente em redes mais antigas.
Um analisador de espectro foi utilizado para confirmar a suspeita
Para confirmar a hipótese, a equipe decidiu agir de forma ...
Matérias relacionadas
Bandcamp anuncia que vai banir completamente músicas feitas por IA
Como já não pode ser nem a maior e nem a melhor, OpenAI define nova prioridade: ter a IA mais rápida