PUBLICIDADE

Tumbas, estátuas e outros itens são encontrados no Egito; veja fotos

Esqueletos e outros objetos do Egito Antigo foram retirados de Saqqara, um dos principais sítios arqueológicos da região

15 jan 2024 - 10h24
Compartilhar
Exibir comentários
Tumbas encontradas são de diferentes dinastias egípcias
Tumbas encontradas são de diferentes dinastias egípcias
Foto: Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades

Pesquisadores encontraram mais artefatos antigos nas escavações de Saqqara, um dos principais sítios arqueológicos do Egito, informou o Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades no início de janeiro.

Entre as descobertas estão esqueletos, estátuas, máscaras, amuletos e peças de cerâmicas de diferentes dinastias egípcias. Os itens datam de até 4,8 mil anos atrás.

Veja imagens

Segundo os pesquisadores, uma tumba encontrada data de algum período entre 2649 e 2150 a.C., época do Império Antigo. Em seu interior, havia os restos mortais de um adulto enterrado com uma máscara colorida. Os cientistas também localizaram o esqueleto de uma criança pequena.

Sepulturas do período tardio do Egito (712-332 a.C.) e do período ptolomaico (304-30 a.C.), bem como um caixão da 18ª dinastia (1550-1295 a.C.) contendo um vaso também estão entre os achados, além de duas estátuas da deusa Ísis, amuletos e peças de cerâmica.

Como as pirâmides do Egito foram construídas? Como as pirâmides do Egito foram construídas?

As escavações no local da descoberta, ao norte de Saqqara, começaram ainda em 2019, quando o  Instituto para o Estudo de Civilizações Antigas e Recursos Culturais da Universidade de Kanazawa, no Japão encontrou alguns sepultamentos.

No entanto, com a chegada da pandemia, as atividades foram interrompidas e retomadas só em 2023.

O sítio arqueológico de Saqqara é importante pois serviu como necrópole de Mênfis, capital do antigo Egito. Ali, os antigos enterraram seus mortos durante cerca de três mil anos. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade