PUBLICIDADE

Terra plana: como provar que teoria de Shaquille O'Neal é furada

Ciência explica por que não vemos a Terra girar e por que nem sempre conseguimos enxergar a sua curvatura

30 ago 2022 - 14h46
(atualizado às 14h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Shaquille O'Neal em foto de 2017; ex-jogador de basquete disse gostar de ouvir terraplanistas
Shaquille O'Neal em foto de 2017; ex-jogador de basquete disse gostar de ouvir terraplanistas
Foto: MarkScottAustinTX / Wikimedia Commons

Ex-jogador de basquete do Los Angeles Lakers, da NBA, Shaquille O'Neal defendeu o compartilhamento de teorias conspiratórias sobre Terra plana durante entrevista ao programa australiano Kyle And Jackie O na última quarta-feira (24). Apesar de não confirmar se acredita ou não na teoria, O’Neal disse gostar de ouvir terraplanistas

“Dizem que o mundo está girando. Eu moro em um lago há 30 anos e nunca vi o lago se mover para a esquerda ou para a direita”, afirmou o astro. Ele argumentou, ainda, que o avião no qual viajou dos Estados Unidos para a Austrália não tombou ou “virou de cabeça para baixo no trajeto”. Entenda por que esses questionamentos sobre a geometria da Terra não fazem sentido.

Por que não vemos ou sentimos a Terra girar?

Porque nós, humanos, estamos nos movendo junto com o planeta (e tudo o que há nele) na mesma direção e na mesma velocidade, que é praticamente constante. Por esse mesmo motivo, quando você viaja de avião, a mais de 200 km/h, você vê os passageiros e poltronas ao seu redor parados: é porque tudo dentro do avião está viajando na mesma velocidade. Portanto, mesmo que esta seja alta, nós não sentimos ou vemos o movimento.

Logo, Shaquille O’Neal só veria o lago se deslocando caso, durante o movimento de rotação da Terra, o lago estivesse se movendo a uma velocidade diferente da dele — o que, naturalmente, não acontece. Além disso, ele sentiria o movimento da Terra (e seria arremessado) apenas se ela acelerasse ou freasse bruscamente, algo que, felizmente, também não acontece.

Planeta Terra: altitude de aviões comerciais pode não ser suficiente para notarmos a curvatura
Planeta Terra: altitude de aviões comerciais pode não ser suficiente para notarmos a curvatura
Foto: Divulgação / Nasa

Por que não vemos a curvatura da Terra quando viajamos de avião?

Porque a altitude de aviões comerciais (geralmente de 11 mil a 12 mil metros) pode não ser suficiente para que a gente consiga notar a curvatura — há que se levar em conta o tamanho da Terra, com 12,7 km de diâmetro.

Ainda assim, a curvatura pode ser observada. Estima-se que seja possível começar a vê-la a partir dos 10 mil metros e que, a partir dos 15 mil, ela fique ainda mais evidente. Portanto, voos de maiores altitudes podem proporcionar uma boa observação.

Também é possível perceber a curvatura ao observar um navio sumindo em direção ao horizonte. Conforme ele se afasta, passamos a enxergar apenas sua parte superior, mas, se subirmos em algum local mais elevado, voltamos a ver a parte de baixo da embarcação.

E por que o avião de Shaquille O’Neal não virou de cabeça para baixo? Bom, por que viraria? Não sabemos exatamente o que o astro quis dizer com esse questionamento, porém sabemos que a gravidade que age nos Estados Unidos é a mesma que age na Austrália. Ela atrai todos os objetos para o centro da Terra, incluindo os aviões que viajam de um país para o outro.

É por causa dela que tanto americanos quanto australianos podem ficar com os pés fixados no solo — caso O’Neil também não saiba por que australianos não estão de cabeça para baixo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade