Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Telescópio europeu Euclid já é histórico: seus primeiros dados validam Einstein e colocam a matéria escura no mapa

Primeiro conjunto de dados do telescópio espacial da ESA é mais abrangente e detalhado do que o esperado Cientistas da ESA acreditam que ele aumentará em 100 o número de lentes gravitacionais fortes conhecidas

3 mai 2025 - 10h20
(atualizado em 4/5/2025 às 18h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O telescópio Euclid, lançado em 2023 pela Agência Espacial Europeia, concluiu com sucesso sua primeira grande tarefa.

Projetado para mapear o universo em detalhes e nos ajudar a entender a matéria e a energia escuras, o Euclid tem analisado três regiões do céu a partir do ponto L2 de Lagrange.

Apesar de ser apenas o primeiro conjunto de dados da missão, que durará pelo menos até 2030, o Telescópio Espacial Europeu já detectou 26 milhões de galáxias, algumas das quais estão a 10,5 bilhões de anos-luz de distância.

A equipe, auxiliada por voluntários e algoritmos de aprendizado por reforço, começou a publicar o mapa mais abrangente e detalhado da distribuição de objetos no universo, que inclui enormes aglomerados de galáxias, quasares brilhantes alimentados por buracos negros supermassivos e lentes gravitacionais que desviam a luz de objetos mais distantes.

Primeiro Olhar para a Teia Cósmica

As galáxias não são distribuídas aleatoriamente. Elas formam uma estrutura chamada teia cósmica, semelhante a uma teia de aranha, cujos filamentos são feitos de matéria comum e matéria escura. A matéria escura não emite luz, mas afeta a forma como as galáxias se formam e evoluem.

O Euclid mede com precisão a forma, o tamanho e a distância das galáxias para entender como a teia cósmica se organiza. O mapa que ele está fazendo, cujas três primeiras partes ele acabou de concluir, será fundamental para descobrir o que realmente são matéria escura e energia escura.

Sabemos que a matéria ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Para a maior empresa petrolífera da Itália, existe um negócio "tão lucrativo" quanto o petróleo: vender energia verde para IA

Estamos começando a descobrir o efeito dos microplásticos em nossos corpos graças à coisa mais inesperada: a água da torneira

Companhias aéreas sempre permitirão que você leve um paraquedas no avião; o único problema é que é inútil

A empresa farmacêutica que criou o Ozempic teve uma ideia: vender seu análogo diretamente aos consumidores nos EUA

China prepara xeque-mate para os EUA: terá seu próprio equipamento de litografia UVE para fabricar chips em 2025

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade