Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

"Ser o navegador dos valores não basta": Mozilla redesenha o Firefox para conquistar usuários que não sabem o que é o Gecko.

Mozilla redesenha completamente o Firefox. Ajit Varma, chefe do Firefox, explica em entrevista à Ars Technica por que devemos estar animados.

4 out 2026 - 10h02
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Mozilla lançou a versão 157 do Firefox com um novo design e opções de personalização para desktop e mobile, buscando atrair o usuário comum além de seu nicho focado em privacidade. Diante do domínio do Google Chrome, a empresa reconhece que defender a web aberta e seu motor próprio, o Gecko, não basta para a maioria das pessoas. Por isso, a reformulação visual visa tornar o navegador mais moderno e acessível, modernizando abas, ícones, temas e barras de ferramentas para recuperar mercado.
Firefox
Firefox
Foto: Mozilla / Xataka

Esta manhã, ao abrir o Firefox, fiquei um pouco surpreso com o novo design do navegador. Não é exatamente uma reformulação completa, mas pelo menos, sem nenhuma modificação, não parece um navegador do início dos anos 2000. Com a versão 157, o novo design está sendo implementado para todos os usuários de desktop e dispositivos móveis.

A Mozilla parece ter grandes planos para o seu navegador e, em uma entrevista para o Ars Technica, Ajit Varma, chefe do Firefox, explica por que devemos estar animados.

Firefox perde espaço para o Chrome

O Firefox tem uma identidade clara que sempre teve como alvo usuários de navegadores preocupados com a privacidade, embora essa identidade não tenha se traduzido em ampla adoção. O Chrome domina o mercado e o Chromium, seu mecanismo subjacente, alimenta a maior parte da concorrência, incluindo o Microsoft Edge.

O Firefox utiliza seu próprio mecanismo, o Gecko, tornando-o uma das poucas alternativas reais. O problema, como Varma explicou à publicação, é que a maioria das pessoas não sabe a diferença entre Chromium, Blink e Gecko, e muitas não distinguem entre um navegador e um mecanismo de busca. Portanto, de modo geral, defender a web aberta não parece ser um argumento que convença o usuário médio.

Nova versão muda visual e amplia opções de personalização

A Mozilla reformulou as cores, os ícones e os temas em todo o navegador, desde as abas e barras de ferramentas até a página Nova Aba e a Navegação Privada. 

O novo visual também inclui abas...

Veja mais

Matérias relacionadas

13 funções que todo usuário de Mac deveria conhecer

Aos 68 anos, o bilionário Mark Cuban acaba de contradizer frontalmente Elon Musk: "Em 10 anos, não haverá mais nenhum"

Enquanto mercado aposta em anúncios de IA, Apple mostra processo manual por trás de seus filmes

2026 nos trouxe vários prodígios técnicos em componentes de computador — mas também foi o ano em que menos usuários puderam pagar por eles

AMD compra empresa de Fei-Fei Li, uma das grandes pioneiras da IA, por US$ 8,2 bilhões

Xataka
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra