Cabeça robótica de bebê reproduz expressões faciais realistas
Uma escola de robótica do Japão criou uma cabeça - sim, somente a cabeça - de um robô, nos moldes de um crânio infantil, com mecânica e eletrônica que respondem a sensores implantados em sua pele. O resultado são expressões muito reais e impressionantes.
Segundo informações dos sites Engadget e Ubergizmo, a Universidade de Osaka desenvolveu o que foi chamado de AFFETTO, uma cabeça robótica capaz de perceber toques em sua pele e movimentos à sua frente, reagindo de acordo com essas informações.
O autômato foi modelado para se parecer com uma criança, podendo reproduzir expressões faciais muito realistas. O principal objetivo do projeto é, em um futuro próximo, criar robôs que atendam aos humanos de uma forma mais natural.
Em uma entrevista ao site GetRobo, os professores Toshio Inui, Yasue Kuniyoshi e Hiroshi Ishiguro, responsáveis pelo projeto, disseram que não se importam muito com as afirmações de que esse é o robô mais assustador já criado até hoje.
"Nós entendemos isso como um elogio, porque provavelmente significa que o robô realmente parece ser uma criança de ve rdade" - alegam, completando que os vídeos e fotos podem não fazer justiça, porque o bebê é sim bonitinho. Dois vídeos que mostram a criança reagindo aos estímulos podem ser conferidos através dos links goo.gl/7Kg7T e goo.gl/cLLD7.