Redes sociais são o lugar favorito dos brasileiros para procurar emprego
Pesquisa realizada nas maiores economias da América Latina apontaram que os brasileiros são os que mais confiam nas redes sociais para buscar emprego
Os brasileiros são a população que mais confia em anúncios e ofertas de emprego publicados em redes sociais. Os dados são de um levantamento da consultoria Page Outsourcing, que aponta que 26,1% dos profissionais brasileiros acreditam em vagas veiculadas nas redes sociais, o top 3 é fechado por Argentina (25,3%) e Chile (20,7%).
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Países como Colômbia e Peru, com 18,8% cada um, e México, com 11,9% também têm números significativos de profissionais que confiam em anúncios de emprego divulgados em redes sociais. Porém, o nível de confiança do brasileiro pode ser um demonstrativo de uma característica intrínseca ao nosso mercado de trabalho.
A pesquisa foi realizada entre abril e junho de 2022 e contou com a participação de 7.808 profissionais das principais economias da América Latina. A enquete abordou diversos temas relacionados às experiências de candidatos com ofertas de emprego e como eles ficaram sabendo das vagas às quais se candidataram.
"Vemos que o candidato brasileiro confia bastante nas relações pessoais para indicação e busca de referência sobre vagas", diz o diretor da Page Outsourcing, Ricardo Ribas. "Por outro lado, o forte uso de redes sociais e da preferência por candidaturas simplificadas deve ser um sinal de alerta para os frequentes golpes de emprego", alerta o executivo.
A importância da busca por referências
De acordo com Ribas, é sempre importante buscar referências sobre as vagas que estão sendo anunciadas nos canais oficiais das empresas, para garantir que essa oportunidade é real e que as informações estão corretas. Os brasileiros, inclusive, estão entre os que menos utilizam o "trabalhe conosco" das empresas, atrás apenas dos chilenos.
Os canais mais usados pelos brasileiros para busca de emprego são as redes sociais, principalmente o LinkedIn, com 26,1%, seguidas de perto pelos sites de recrutamento e seleção, com 26%, e por indicações, o famoso networking, com 20%.
Entre os itens mais importantes em um anúncio de emprego para os brasileiros estão o local de trabalho, primordial para 51,5%; e o cargo, que é o mais importante para 48,7%. No comparativo com outros países, os brasileiros são os que mais dão valor à facilidade do processo de candidatura.
Ou seja, para 19,2% dos brasileiros, a possibilidade de apenas clicar em um botão para iniciar o processo é algo bastante valorizado.
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