PUBLICIDADE

Quase metade das empresas brasileiras usam IA, mas 73% operam sem equipe especializada

Estudo IoT Snapshot 2024, da Logicalis, mostrou que 47% das empresas brasileiras já utilizam inteligência artificial

9 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Estudo mostrou que mais da metade das empresas brasileiras não têm equipe especializada em IA
Estudo mostrou que mais da metade das empresas brasileiras não têm equipe especializada em IA
Foto: Adobe Stock

A inteligência artificial (IA) está em alta na América Latina, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido em termos de maturidade, como mostra o estudo IoT Snapshot 2024, da Logicalis, divulgado em primeira mão ao Byte.

Nesta terça-feira (9), é comemorado o Dia Mundial da Internet das Coisas (IoT), criado em 2011 pelo IoT Council and Postscapes. É esta tecnologia que conecta objetos do dia a dia à internet, permitindo que eles se comuniquem e troquem dados entre si e com sistemas externos.

Isso abre um mundo de possibilidades para automatizar tarefas, monitorar ambientes e tomar decisões mais inteligentes.

Apesar de muitas aplicações da IA para otimizar esses processos, algumas companhias precisam se adequar à tecnologia. 

De acordo com a análise, que entrevistou 246 executivos de empresas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México, quase metade dos negócios brasileiros (47%) e 59% das companhias hispano-americanas já utilizam IA.

No entanto, o estudo também revela que 73% das companhias do país e 60% das hispano-americanas não possuem equipes dedicadas à IA. 

Para Yassuki Takano, diretor de consultoria da Logicalis e coordenador do IoT Snapshot, “a adoção de IoT vem crescendo de maneira consistente. Nesta edição do estudo, observamos a incorporação de tópicos muito importantes no mercado, como 5G e inteligência artificial, no desenvolvimento do tema de IoT e transformação digital”, disse. 

Analytics e aplicações de negócios lideram

O estudo mostrou também que o analytics é o principal uso da IA tanto no Brasil quanto na América Hispânica. Isso demonstra que as empresas estão buscando utilizar a IA para obter insights mais profundos sobre seus dados e tomar decisões mais inteligentes.

As aplicações de negócios também são um uso importante da IA, com 46% das empresas brasileiras e 59% das hispano-americanas utilizando a tecnologia para automatizar tarefas, melhorar a eficiência operacional e criar novos produtos e serviços.

Takano afirma, isso indica que, embora a tecnologia esteja sendo utilizada, ainda há uma falta duma jornada conhecimento para aproveitá-la (a IoT) ao máximo.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade