Quantas formigas existem no planeta? Estudo fez essa conta

Pesquisa mostra que há 2,5 milhões de formigas para cada humano no mundo. Redução do número dessas espécies, porém, também é alvo de estudos

20 set 2022 - 14h42
Existem cerca de 20 quatrilhões de formigas no planeta, segundo estudo da Universidade de Hong Kong
Foto: Guillaume de Germain / Unsplash

O número total de formigas em todo o mundo pode chegar a 20 quatrilhões. Isso significa que há mais de 2,5 milhões de formigas para cada ser humano. A estimativa foi publicada nesta segunda-feira (19) na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".

O estudo, conduzido por cientistas da Universidade de Hong Kong, consiste na análise de quase 500 pesquisas de diversos países, feitas ao longo de um século, para chegar a uma estimativa sólida. Foram contempladas as mais diversas espécies, uma vez que as formigas podem ser encontradas em quase qualquer lugar do mundo, com exceção dos locais mais frios, como os polos.

Ainda de acordo com a pesquisa, a população mundial de formigas corresponde a uma biomassa de 12 megatoneladas (ou seja, 12 milhões de toneladas) de carbono seco — maneira padronizada de medir a biomassa animal. “Isso é mais do que a biomassa de aves e mamíferos juntos e equivale a 20% da biomassa humana”, diz um trecho do artigo científico.

Apesar dos números impressionantes, cientistas de diversos países têm pesquisado o declínio no número de insetos (incluindo formigas) ao redor do mundo. As principais causas dessa redução, de acordo com as pesquisas, são o uso intensivo de agrotóxicos, mudanças climáticas, destruição do habitat (substituindo a vegetação nativa pela agricultura, por exemplo) e a introdução de espécies exóticas.

A redução do número de formigas pode ser preocupante, em virtude do importante trabalho que elas exercem nos ecossistemas. Além de serem alimento de muitas outras espécies, elas também atuam na decomposição de matéria orgânica e abrem túneis no solo, contribuindo para seu arejamento e para levar sementes para as camadas inferiores, ajudando-as a germinar.

“Ainda não procuramos mostrar a mudança ao longo do tempo na abundância de formigas”, disse ao jornal "Washington Post" a ecologista Sabine Nooten, coautora do estudo. “Isso é algo que viria em seguida.”