Qual dessas é real? IA da Levi's criará fotos para site de compras
Ainda neste ano, imagens geradas por IA com os produtos da empresa deverão estar em seu site oficial.
A famosa marca de vestuário jeans Levi's anunciou uma parceria com a Lalaland.ai, um estúdio de moda digital que constrói modelos personalizados gerados por inteligência artificial. Os primeiros testes estão sendo realizados. Ainda neste ano, imagens geradas por IA com os produtos da empresa deverão estar em seu site oficial.
A justificativa da grife é "complementar modelos humanos, aumentando o número e a diversidade de nossos modelos para nossos produtos de maneira sustentável". A diversidade no caso é porque os modelos poderão ser gerados com diversos tipos de corpos, idades, tamanhos e tom de pele.
O resultado já pode ser visto acima. A imagem da esquerda é artificial, e a outra foi tirada do site da Levi's com uma modelo real.
Antecipando-se a uma polêmica sobre IAs substituindo humanos, a Levi's disse no texto do anúncio, publicado na semana passada, que "provavelmente nunca substiturá totalmente os modelos humanos".
Fundada em 2019 na Holanda, a Lalaland.ai diz no site oficial ser capaz de personalizar cada avatar individual, "desde o estilo de cabelo, até a forma e o tamanho do corpo, a cor da pele e muito mais, para refletir o público que você deseja alcançar. Além disso, selecione entre uma variedade de poses, emoções e outros recursos para realmente melhorar a imagem geral".
A companhia diz que suas imagens são "inspiradas em pessoas reais, geradas com IA". Há como experimentar a tecnologia com um plano gratuito, que cria um único modelo. Já o plano mais caro cria ilimitados modelos e renderizações (modificações profundas na digitalização da imagem) e custa 720 euros (R$ 4.000, na conversão direta) para duas pessoas no plano empresarial.
Dall-E fashion
Em setembro do ano passado, a diretora de criação Karen X. Cheng usou a IA geradora de imagens Dall-E junto com outros recursos para recriar roupas dela mesma em um vídeo.
No vídeo, Cheng andava em uma calçada como se estivesse em um desfile de moda. A cada passo que ela dá, a roupa dela mudava, como se tivesse provado cada combinação e feito uma montagem com todas elas.
7/ Finally I ran the video through DAIN which smoothly blends from outfit to outfit
It had the added bonus of giving my video artificial slow mo pic.twitter.com/tovH7gzNYA
— Karen X. Cheng (@karenxcheng) August 30, 2022
O Dall-E pode gerar imagens a partir de instruções simples. No experimento, Cheng apagou a sua roupa em uma imagem e pediu para a ferramenta modificar a parte resultante, que ficou em branco.
A IA é capaz de gerar imagens de praticamente qualquer tipo. Sabendo disso, Cheng instruiu a ferramenta a gerar roupas na área indicada. Mas ela notou que os resultados são interessantes para fotos individuais, não para vídeos.