Pessoas que dizem ser alienígenas: o que são os "Starseeds"?
Essas pessoas acreditam ter vindo de outras dimensões para ajudar a curar o planeta e guiar a humanidade para a idade de ouro
Um grupo de pessoas aqui na Terra se identifica como alienígena. Simples assim. O termo "Starseeds" foi escolhido para nomear as pessoas estelares, ou sementes estelares, na tradução. Elas acreditam ter vindo de outras dimensões para ajudar a curar o planeta e guiar a humanidade para a "idade de ouro" — o que seria um período de grande felicidade, prosperidade e realizações.
O termo tem ganhado os holofotes nas redes sociais nos últimos dias. Para se ter ideia a hashtag #starseed já conquistou mais de 1,1 bilhão de visualizações no TikTok.
A proposta é que, ao contrário das “almas da Terra”, que dizem reencarnar na Terra, as sementes estelares acreditam que despertaram de outro planeta para nascer aqui — tornando-os alienígenas.
E apesar de não haver qualquer evidência de vida como a nossa em outros planetas, os Starseeds também acreditam que são canais entre os reinos divinos e a Terra e que podem se transportar entre as galáxias por meio da meditação e que podem se comunicar em “ linguagem da luz” – uma forma de comunicação que contorna as limitações humanas e é a linguagem da alma.
@unicoleunicron what is it like to be a starseed?
♬ join unicult - Unicole Unicron
Dando sentido às Starseeds
Como revelou o site The Conversation, algumas características de personalidade podem levar algumas pessoas a acreditar na noção de sementes estelares. Alguns buscam por um significado na vida, além de se sentirem deslocadas ou como se não pertencessem a um meio.
Uma pesquisa de 2015 mostrou que um baixo senso de pertencimento costuma estar ligado à depressão. Mas resta a pergunta: o que faz algumas pessoas que estão experimentando tais sentimentos chegarem à conclusão de que devem ser de outro planeta?
Um exemplo são aquelas pessoas propensas à fantasia, que costumam confundir eventos imaginários e reais. Elas podem ver a teoria da consciência alienígena como profunda e desejável. Para a psicologia, isso tem outra explicação: um erro de monitoramento de fonte.
Isso quer dizer que os indivíduos têm um erro na memória inconsciente pelo qual uma pessoa fica confusa entre o que é real e preciso e o que é irreal e imaginário. Em pacientes de esquizofrenia, por exemplo, existe uma ligação entre o transtorno de personalidade esquizotípica e a crença em teorias da conspiração.
Autêntico ou não, esse grupo está ganhando mais repercussão, o que levou até mesmo à publicação, nos EUA, de livros escritos por entusiastas sobre o assunto — o que empresta um verniz de autenticidade ao conceito e tende a atrair mais adeptos.