Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia testaram 442 pessoas criando com e sem IA e a pergunta era simples: será que a IA nivela todo mundo ou os criativos continuam no topo?
Pesquisa revela que ferramentas generativas impulsionam quem já é criativo, mas mantém, e até amplia, a distância entre aqueles considerados criativos e não criativos
A inteligência artificial generativa, capaz de produzir textos, imagens, áudios e vídeos a partir de comandos, é uma ferramenta muito aproveitada para a criação de conteúdo. Mas, à medida que o uso dessas tecnologias ganham espaço, cresce a pergunta: elas realmente tornam qualquer pessoa mais criativa ou apenas potencializam quem já tem mais facilidade?
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia e da Universidade de Connecticut buscou responder exatamente essa pergunta. Ao avaliar 442 participantes em atividades que exigia criatividade, com e sem o apoio de inteligência artificial generativa, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a tecnologia melhora o desempenho, mas não transforma a criatividade presente em cada indivíduo. Em vez de nivelar habilidades, ela age como um amplificador, mantendo as diferenças naturais de criatividade e inteligência.
Estudo mostra que IA potencializa habilidade de quem já é criativo
Medir a criatividade de um indivíduo que utiliza inteligência artificial para a produção de conteúdos exige entender não apenas o que a tecnologia entrega como resultado, mas também como ela interage com as habilidades que cada pessoa já possui. Foi justamente essa a lógica que guiou a pesquisa conduzida por Simone Luchini, Roger Beaty e James C. Kaufman. Eles partiram do princípio de que, se todos têm acesso às mesmas ferramentas de IA, as diferenças criativas tenderiam a diminuir. Mas surpreendentemente, não foi isso que os ...
Matérias relacionadas
China vai testar robôs humanóides em operações na fronteira com o Vietnã
Gigantes da IA estão disputando neurocientistas como se fossem estrelas do futebol
Graças ao Gemini, estou economizando como nunca antes em assinaturas: cancelei sete delas