PUBLICIDADE

Pesquisa mostra que chamar alguém de "bot" se tornou insulto

Pesquisadores sugerem que mudança começou após a eleição presidencial de 2016 dos Estados Unidos

11 jun 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Boasaude Inc. / Boa Saúde

Em uma pesquisa publicada após o evento AAAI Conference on Web and Social Media, cientistas da  Instituto Leibniz de Ciências Sociais da Alemanha descobriram que de 2007 até 2022, a visão social e cultural da palavra bot, ou robô, mudou.

Agora, ela está sendo usada para ofender pessoas humanas em redes sociais.A publicação foi feita no final de maio de 2024.

Antes, chamar alguém de "bot" significava ter uma suspeita que a pessoa era um robô controlado por software. Agora, a camada é maior: os usuários estão usando a palavra para insultar alguém que é humano, segundo os pesquisadores.

Vários métodos de detecção de bots nas plataformas usam algoritmos para identificar padrões de comportamento típicos dessas contas que são gerenciadas por computadores, algo que se alinha ao significado convencional de um bot, mas a precisão desses métodos é questionável.

"A pesquisa mais recente realmente se concentra na detecção de bots sociais, o que é problemático em si, porque temos o problema da verdade absoluta", diz Dennis Assenmacher, co-autor da pesquisa, ao NewScientist, se referindo ao fato de que não sabemos se as detecções são precisas.

Para investigar, a equipe buscou entender como os usuários percebem o que é um bot ou não. Isso foi feito ao analisar de que forma a palavra "bot" foi usada no X, ex-Twitter entre 2007 e dezembro de 2022, também verificando quais as palavras apareciam ao lado dela em mais de 22 milhões de postagens na rede em inglês.

Telefone mais chato do mundo não tem redes sociais; conheça Telefone mais chato do mundo não tem redes sociais; conheça

Uma das conclusões foi que, antes de 2017, em geral a palavra era utilizada com alegações de comportamento automatizado, que se encaixaria na definição de um robô, tradicionalmente, como "software", "script" ou "máquina". Após essa data, o uso mudou.

"Agora, as acusações se tornaram mais como uma ofensa, desumanizando as pessoas, insultando-as e usando isso como uma técnica para negar sua inteligência e seu direito de participar de uma conversa", diz Assenmacher.

Ainda sem uma conclusão sobre a origem dessa mudança, os cientistas acreditam que ela tenha base política.

A equipe também analisou contas de perfis altamente populares seguidas pelos usuários da plataforma, como as de políticos e jornalistas, para classificar suas orientações políticas. Descobriu-se que os usuários de esquerda eram mais propensos a acusar outros de serem bots, e aqueles que eram acusados eram mais propensos a serem de direita.

"Uma explicação potencial pode ser que a mídia frequentemente relatou sobre redes de bots de direita influenciando eventos importantes como a eleição dos EUA de 2016", diz Assenmacher. "No entanto, isso é apenas especulação e precisaria de confirmação."

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade