Ônibus de cocô, metrô que sobe escadas e outros: os transportes mais bizarros do mundo
Conheça veículo movido a base de dejetos humanos, trens que desafiam as leis da física, tobogã urbano e mais
A cidade de São Paulo contará com um projeto aquático, na Represa Billings, que será o primeiro modal de transporte coletivo por embarcações da capital. Segundo a prefeitura, o transporte hidroviário tem previsão para começar a operar no dia 27 de março, data que marca o 99º aniversário da represa.
Mas apesar de novidade para o paulistano, esse tipo de transporte é comum ao redor do mundo e não é, nem de longe, o mais inusitado encontrado nas cidades. Veja a seguir alguns dos transportes urbanos mais bizarros.
Ônibus Flutuante de Toronto, Canadá
O Hippo é um veículo anfíbio que funciona tanto em terra quanto na água. Foi lançado em 2014 como uma maneira peculiar de explorar as atrações turísticas de Toronto e arredores do Lago Ontário, no Canadá.
Carmelit, Haifa, Israel
Este metrô subterrâneo, adaptado à topografia montanhosa de Haifa, Israel, conecta diversos pontos da cidade em um trajeto com altos e baixos. Ele compensa a variação significativa de altitude entre suas estações
Bio-Bus, Reino Unido
Lançado em 2014 no sudoeste da Inglaterra, o Bio-Bus utiliza biometano proveniente de resíduos para suas operações. O gás é feito de esgoto humano e restos de comida que são processados em uma fábrica administrada pela GENeco, uma subsidiária da Wessex Water.
Schwebebahn, Wuppertal, Alemanha
O monorail suspenso, histórico na engenharia de transportes, eleva passageiros acima do rio Wupper, na Alemanha, oferecendo uma perspectiva diferente da paisagem urbana de Wuppertal.
Toboggans, Madeira, Portugal
Originalmente um método de transporte público, estes "trenós de ladeira" são hoje uma atração turística em Funchal, na Ilha da Madeira, mantendo viva uma tradição peculiar de deslocamento nas íngremes ruas da cidade.