PUBLICIDADE

Olho em Marte? Sonda tira foto de cratera curiosa no Planeta Vermelho

A sonda Trace Gas Orbiter, da Agência Espacial Europeia, tirou fotos de uma cratera em Marte que lembra um olho. Saiba mais sobre esta formação inusitada

17 mai 2024 - 03h09
(atualizado às 15h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova foto da sonda Trace Gas Orbiter (TGO), da Agência Espacial Europeia (ESA), mostra uma cratera em Marte que lembra um olho humano. A estrutura inusitada fica em Utopia Planitia, região considerada a maior bacia de impacto em todo o Sistema Solar

Utopia Planitia foi formada pelo impacto de um asteroide e mede 3.300 km de diâmetro, tamanho equivalente a duas vezes o do Deserto do Saara de norte a sul. Em seu interior estão estruturas com gelo, que ajudam os cientistas a entender a ocorrência da água no passado de Marte.

Já a cratera ali foi fotografada quando a sonda estava a cerca de 400 km acima da cratera. Devido ao ângulo, a formação preenche quase o campo de visão inteiro da câmera que integra a TGO. 

Este "olho marciano" se estende por cerca de 8 km de comprimento. Seu interior tem estruturas que indicam que, quando o material ali foi ejetado após a queda do asteroide, ainda havia gelo em Marte. 

Cratera em Utopia Planitia fotografada pela sonda TGO (Imagem: Reprodução/ESA/TGO/CaSSIS)
Cratera em Utopia Planitia fotografada pela sonda TGO (Imagem: Reprodução/ESA/TGO/CaSSIS)
Foto: Canaltech

A queda da rocha espacial gerou tanto calor que o gelo derreteu, forçando o deslocamento de uma mistura de água e poeira. 

Segundo a ESA, a aparência suave da cratera é consistente a outras estruturas por perto que têm evidências de ter abrigo água congelada. "Ao ampliar a cratera, é possível ver evidências de encostas e de ondulações esculpidas pelo vento", acrescentaram os oficiais.

A TGO iniciou sua missão científica em Marte em 2018, e desde então, vem enviando fotos espetaculares do Planeta Vermelho. Mas não pense que as tarefas da sonda envolvem só registros fotográficos: além de tirar as fotos, ela vem ajudando os cientistas a produzir um catálogo dos gases atmosféricos de Marte, enquanto mapeia a água na superfície de lá.

Fonte: ESA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade