PUBLICIDADE

Novo vídeo de Marte te leva para passeio por cânions e crateras

A Agência Espacial Europeia publicou um vídeo dos cânions de Nili Fossae, em Marte. As imagens foram produzidas a partir dos dados do orbitador Mars Express

7 jun 2024 - 21h48
(atualizado em 8/6/2024 às 01h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo vídeo da Agência Espacial Europeia te leva para um verdadeiro passeio pelos cânions de Nili Fossae, em Marte. As imagens foram capturadas pelo orbitador Mars Express, e trazem pistas importantes para os cientistas desvendarem o passado do planeta.

Foto: ESA / Canaltech

Nili Fossae fica na borda de Isidis Planitia, uma planície em uma cratera de impacto que mede quase dois mil quilômetros. Sua estrutura é formada por cavidades parecidas com trincheiras, que chegam a algumas centenas de metros de profundidade. 

As trincheiras ali parecem ter se formado após o impacto de um grande meteorito há 4 milhões de anos, que é também o responsável por Isidis Planitia, Os cientistas acreditam que, após a colisão, partes da superfície marciana se romperam e colapsaram, formando as estruturas que a Mars Express encontrou.

Confira o vídeo:

Ali existem também os chamados graben. O termo, de origem alemã, é usado para descrever as formações que surgem quando o solo entre duas trincheiras paralelas se rompe e cai. 

Além de mostrar as trincheiras em Nili Fossae, o vídeo exibe brevemente a cratera Jezero, que já abrigou um lago. O rover Perseverance pousou ali em 2021, e desde então, segue explorando o local em busca de sinais de formas de vida que possam ter existido.

"Os cientistas vêm focando em Nili Fossae nos últimos anos devido à impressionante quantidade e diversidade de minerais encontrados nessa área, incluindo silicatos, carbonatos e argilas — muitos dos quais foram descobertos pelo instrumento OMEGA da Mars Express", explicou a ESA na descrição do vídeo.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade