Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O governo chinês deu um passo decisivo para quebrar o domínio da NVIDIA na China: priorizando chips "nacionais"

O governo chinês exige que os data centers estatais usem pelo menos 50% de circuitos integrados chineses. A Huawei investe mais de US$ 25 bilhões anualmente no desenvolvimento de seu hardware de IA.

19 ago 2025 - 11h24
(atualizado em 19/8/2025 às 17h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A China está em um caminho sem volta. Sanções impostas pelos EUA e seus aliados impedem que empresas e instituições públicas chinesas dedicadas ao desenvolvimento de modelos de inteligência artificial (IA) acessem as GPUs mais avançadas projetadas pela NVIDIA, AMD e Cerebras, entre outras empresas alinhadas ao Ocidente. Nessas circunstâncias, o governo liderado por Xi Jinping tem apenas uma opção: minimizar a dependência da China de tecnologias estrangeiras.

No início de outubro de 2024, o governo emitiu uma recomendação às empresas chinesas de IA, instando-as a usar chips produzidos na China sempre que possível. Dez meses depois, de acordo com o SCMP, essa recomendação tornou-se obrigatória. O governo chinês agora exige que os data centers estatais em todo o país usem pelo menos 50% de circuitos integrados chineses em seus servidores. Esse cenário claramente favorece uma empresa: a Huawei.

A Huawei tem uma oportunidade única, mas também um desafio monumental.

A Huawei investe mais de US$ 25 bilhões anualmente no desenvolvimento de seu hardware de IA, portanto, presumivelmente, em breve, ele igualará o desempenho das GPUs produzidas pela NVIDIA ou AMD. Sua proposta mais ambiciosa no momento é o chip Ascend 910D, que visa superar o desempenho da GPU H100 da NVIDIA. No entanto, a empresa chinesa também lançou recentemente seu chip Ascend 920, uma solução que visa claramente preencher as lacunas deixadas pela GPU H20 da NVIDIA no mercado chinês.

Esta proposta entrará em ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Cérebro de micro-ondas: cientistas criam chips mentais que se comunicam com IA

Idoso é "seduzido" por IA, convencido a viajar para conhecê-la e acaba morrendo; entenda história trágica

A viagem secreta dos seus dados: o que realmente acontece quando você clica em "Conectar" na sua VPN?

Um ex-chefe da PlayStation insiste: os preços dos videogames deveriam ter aumentado a cada geração

Há uma semana, a OpenAI colocou o ChatGPT para jogar Pokémon no Game Boy faltam: 5 batalhas para fazer história

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade