O fim da Wikipédia? O que é a Grokipedia, a polêmica aposta de Elon Musk para "consertar" a maior enciclopédia do mundo
Diferente da Wikipédia, a Gropikedia vai contar com a ajuda da inteligência artificial para interpretar as informações
A Wikipédia, a famosa enciclopédia colaborativa e gratuita disponível na internet, já foi o quebra galho na vida de muita gente para pesquisas, trabalhos escolares e até para tirar curiosidades do dia a dia. Desde 2001, ano em que foi lançado, ela se consolidou como uma das principais reunidor de informações do mundo. Mas essa hegemonia pode estar prestes a ser desafiada. Elon Musk, fundador e líder de diversas empresas de alta tecnologia, anunciou a criação da Grokipedia, uma nova enciclopédia online alimentada por inteligência artificial. A seguir, entenda as motivações do empresário, a origem do nome e como a plataforma deve funcionar.
Elon Musk tem uma série de críticas a Wikipédia
A relação de Elon Musk com a Wikipédia nunca foi muito amigável. Há anos, o empresário acusa a plataforma de ser influenciada por viés ideológico, chegando a chamá-la de "Wokepedia", em referência a visões progressistas que ele considera dominantes no conteúdo do site. Em tom irônico, Elon Musk chegou até a sugerir que doaria 1 bilhão de dólares à Fundação Wikimedia, a organização que hospeda e apoia a Wikipédia, se ela aceitasse trocar de nome para algo mais provocante.
Além disso, outra crítica é sobre o modelo de financiamento da Wikipédia. Para o empresário, soa contraditório a plataforma pedir doações constantemente, já que manter cópias digitais não deveria ter custos tão elevados. Essas queixas ajudam a explicar por que Elon Musk resolveu apostar em uma direta ao modelo da Wikipédia.