NVIDIA virou a empresa mais importante do mundo; o problema é concentrar tudo em uma única frente
Seis clientes responderam por 85% da receita da NVIDIA no último trimestre. Os dois maiores sozinhos já representam 39%, quando há um ano eram apenas 25%. Essa concentração pode se tornar um grande calcanhar de Aquiles para a empresa de Jensen Huang.
Na NVIDIA tudo parece ir muito bem, mas nem isso basta para Wall Street. O último balanço trimestral voltou a mostrar um desempenho excepcional, mas há um porém. A empresa mais importante do mundo — ao menos em valor de mercado — também tem seu calcanhar de Aquiles.
Uma perigosa concentração de clientes. O relatório oficial com os resultados financeiros aponta um "risco de concentração" entre os principais clientes da NVIDIA. E a situação é preocupante: seis clientes respondem por 85% de toda a receita da empresa.
- 10,75 bilhões de dólares - Cliente A (23% do total)
- 7,48 bilhões de dólares - Cliente B (16%)
- 6,54 bilhões de dólares - Cliente C (14%)
- 5,14 bilhões de dólares - Cliente D (11%)
- 5,14 bilhões de dólares - Cliente E (11%)
- 4,67 bilhões de dólares - Cliente F (10%)
O problema só cresce
Considerando apenas os dois maiores clientes, o A responde por 23% da receita da NVIDIA e o B por 16%. Ou seja, 39% da receita vem de apenas dois clientes. Há um ano, os dois principais representavam 14% e 11%, somando 25% no total.
Esses dados levantam uma pergunta inevitável: quem são esses clientes. E a resposta não é nada simples.
Clientes diretos…
A NVIDIA faz uma distinção entre os clientes citados no relatório, dividindo-os em dois grandes grupos. O primeiro é o dos clientes diretos, que não são os usuários finais dos chips, mas empresas que os compram para montar sistemas completos ou placas que depois são vendidas a centros de dados, provedores de infraestrutura em nuvem ou clientes finais....
Matérias relacionadas
Um hacker usou IA para automatizar uma onda de crimes cibernéticos 'sem precedentes', diz Anthropic
Usei por 3 semanas o navegador que promete destronar o Chrome - meu veredito
A explosão da IA no Brasil: uso da tecnologia no trabalho dispara 163% em 2 anos, aponta IBGE
Inventado há 5 mil anos, ancestral do PC permaneceu insuperável até os tempos modernos