PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Novas memórias LPCAMM da Samsung têm 128 GB DDR5 em 60% menos espaço

Os novos pentes de memória RAM LPCAMM da Samsung devem ocupar menos espaço e podem entregar um desempenho até 50% superior em relação ao formato tradicional

26 set 2023 - 19h40
(atualizado em 27/9/2023 às 08h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A Samsung anunciou que concluiu o desenvolvimento dos módulos de memória RAM LPCAMM (Low Power Compression Attached Memory Module). Esse é um feito inédito para a indústria, já que é a primeira vez que uma fabricante lançará componentes desse tipo, que promete ser 60% menor que os pentes tradicionais e entregar mais desempenho em vários dispositivos.

Foto: Divulgação/Samsung / Canaltech

De acordo com a empresa, as novas memórias podem significar uma grande transformação para o mercado de notebooks domésticos e até mesmo datacenters. Os novos módulos são capazes de entregar velocidade de até 7,5 Gbps. Em comparação com os modelos tradicionais do tipo So-DIMM, há uma melhoria de performance na casa dos 50% e um aumento na eficiência energética de até 70%.

"Com a crescente demanda em soluções de memória inovadoras de alto desempenho, baixo consumo e flexibilidade na fabricação através de vários campos, é esperado que a LPCAMM seja amplamente adotada em PCs, laptops e datacenters", comenta Yongcheol Base, vice-presidente executivo do time de planejamento de memórias da Samsung

As memórias LPCAMM seguirão o formato dual-channel com opções de 32, 64 e até 128 GB. Vale destacar que, por enquanto, a Samsung certificou esses componentes apenas para sistemas com processadores Intel. Fabricantes como AMD, Qualcomm e Apple não foram mencionadas, mas pode ser apenas questão de tempo até que isso aconteça.

Tamanho compacto é o diferencial da LPCAMM

Além das melhorias em desempenho, o que parece ser o grande destaque do anúncio é o tamanho compacto das memórias. A companhia sul-coreana informa uma redução em 60% no tamanho, que deve permitir a inserção da peça em aparelhos mais finos.

Os módulos também são destacáveis e poderão ser atualizados dentro das máquinas com certa facilidade. Todavia, assim como já acontece no formato DIMM padrão, certas fabricantes podem optar por soldar os módulos LPCAMM direto na placa-mãe.

Mesmo com o tamanho compacto, a LPCAMM ainda tem um controlador PMJC integrado (Imagem: Divulgação/Samsung)
Mesmo com o tamanho compacto, a LPCAMM ainda tem um controlador PMJC integrado (Imagem: Divulgação/Samsung)
Foto: Canaltech

Embora as informações sejam bem empolgantes, ainda será preciso esperar para entender questões relacionadas ao aquecimento dos módulos, mesmo que a companhia ressalte as melhorias em eficiência.

Disponíveis apenas no protocolo DDR5, os módulos de memória RAM LPCAMM estão programados para serem testados em alguns sistemas agora em 2023 e começarão a ser vendidos para as demais empresas a partir de 2024.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade