Novas geladeiras inteligentes gerenciam a casa
Refrigeradores com função exclusiva para conservar alimentos a baixas temperaturas estão perto de se tornarem apenas uma doce lembrança. Hoje há opções no mercado de geladeiras que oferecem conectividade, mural de recados, calendário, contatos telefônicos e sugestões para preparação de pratos e bebidas.
Uma análise de tendências feita pela CVA Solutions aponta a geladeira como o eletrodoméstico da linha branca que mais tem vocação para ser o centro inteligente da cozinha e concentrar o gerenciamento da casa. "Tudo que parecia ficção agora é verdade", indica o diretor da CVA, Sandro Cimatti. A projeção faz parte da análise qualitativa de uma pesquisa realizada pela consultoria em novembro de 2011, que ouviu cerca de 6 mil mulheres de todas as classes de renda e as regiões do Brasil.
Mais tecnologia
Apesar dos avanços, Cimatti acredita que é possível explorar ainda mais o eletrodoméstico. As inovações da indústria que modificaram televisões e celulares ainda não chegaram à cozinha. "Hoje, a geladeira não consegue dizer se um produto está vencido ou não, se falta alguma coisa. Ela pode ser muito inteligente, mas ainda não é", explica.
A análise enumera algumas funcionalidades que uma geladeira inteligente poderia ter, como controle de estoques, sensores para alertar sobre prazo de validade, possibilidade de adaptar temperatura e umidade para cada tipo de alimento, refrigeração rápida, lista de compras e monitor inteligente com internet - para acessar receitas e fazer compras online. O levantamento ainda aposta em um maior interesse dos consumidores, conforme a redução do preço de mercado ao longo dos anos. "Pode parecer especulativo, mas é completamente viável", prevê Cimatti.
Tanto são viáveis que os eletrodomésticos já existentes apontam para essa realidade. Conheça, a seguir, dois modelos de geladeiras inteligentes:
LG Smart Refrigerator
A conectividade entre dispositivos e o gerenciamento inteligente são as principais características desse modelo, que conta com tecnologia Smart ThinQ. Segundo a fabricante, o estoque e a validade dos produtos podem ser checados pelo painel LCD do refrigerador ou pelo smartphone (independentemente da localização geográfica).
O cadastro dos alimentos que serão armazenados pode ser feito por ícones do painel, reconhecimento de voz ou digitalização dos recibos do supermercado. Códigos de barra também servem para esse fim. Além disso, o refrigerador recomenda pratos que podem ser cozinhados a partir dos ingredientes disponíveis na geladeira, ou de acordo com um perfil pessoal de peso, altura, ou dietas especiais.
O refrigerador ainda tem funções de economia de energia e o Smart Shopping, com formulação automática da lista de supermercado e possibilidade de compras online, que podem ser feitas do painel ou de um smartphone. Lançado no início de 2012, ainda não esta à venda no Brasil.
Electrolux Infinity I-Kitchen
Totalmente desenvolvido no Brasil, o modelo oferece programas e aplicativos de recados, calendário, porta-retrato digital e contatos telefônicos, que podem ser acessados pelo painel touchscreen. Há ainda funções para gelar bebidas ou sobremesas mais rapidamente, além de um banco com mais de 600 receitas e 50 dicas para o dia a dia. O sensor inteligente regula a temperatura interna de acordo com as condições do ambiente. À venda desde o fim de 2010, tem preço sugerido de R$ 5.999.