PUBLICIDADE

Nova espécie de peixe bagre que muda de cor é descoberta no Brasil

Peixe foi nomeado de Corydoras colossus e está sendo estudado por cientistas ingleses

14 dez 2023 - 13h03
(atualizado às 13h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Cientistas ingleses descobrem nova espécie de peixe bagre no Brasil
Cientistas ingleses descobrem nova espécie de peixe bagre no Brasil
Foto: Tencatt LFC, Grant S, Bentley RF via Neotropicaly Ichthyology e Scielo Brasil

Pesquisadores da Inglaterra descobriram no Brasil uma nova espécie de peixe bagre. Com características peculiares, o peixe muda de cor e tem genitais tubulares, conforme descrevem os cientistas. A espécie foi nomeada de Corydoras colossus.

O peixe foi descoberto nadando entre folhas mortas e madeira no rio Jutaí, no Amazonas. Após a captura, a espécie foi mantida no Museu de História Natural de Londres

De acordo com um estudo publicado em 11 de dezembro na revista Neotropical Ichthyology, o peixe apresenta cor iridescente, que reflete algumas cores do arco-íris em suas estruturas ou escamas. Mas, dentre suas principais características, está a mudança da coloração de seu corpo.

Peixe mais caro do mundo chega a custar R$ 800 no Brasil Peixe mais caro do mundo chega a custar R$ 800 no Brasil

"Os corydoras, um tipo de bagre blindado, são populares na aquariofilia, por isso são regularmente capturados por colecionadores", disseram os cientistas no estudo.

Os aquaristas há muito codificam suas descobertas, e foi assim que os pesquisadores encontraram pares da nova espécie de bagre.

Cientistas mostram a mudança na coloração do peixe
Cientistas mostram a mudança na coloração do peixe
Foto: Tencatt LFC, Grant S, Bentley RF via Neotropicaly Ichthyology e Scielo Brasil

A pesquisa

Os pesquisadores examinaram 17 espécimes para identificar a nova espécie. Os Corydoras colossus se distinguiam de outros tipos de bagres blindados por plaquetas “semelhantes a um mosaico” cobrindo a frente de seu corpo, uma mancha “grande” marrom escura ou preta “semelhante a uma máscara” em sua cabeça e por uma mancha escura em forma de V na cabeça.

Estes bagres machos têm uma papila genital “tubular”, disseram os cientistas. A papila genital é um órgão atrás do ânus do peixe usado para liberar espermatozoides ou óvulos.

Os especialistas não sabem ao certo por que a espécie muda de cor ou o que causa essa alteração, mas levantam a hipótese de que é provavelmente um meio de repelir predadores.

Pesquisas mais aprofundadas ajudarão a revelar mais sobre os padrões de cores dessas criaturas, que são conhecidas apenas no rio Jatuí, dizem os cientistas. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade