Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Negócios e TI

Vantagens de longo prazo tornam ações da Nokia uma barganha

7 jun 2010 - 10h08
(atualizado às 11h30)
Compartilhar

As ações da Nokia podem provar ser uma barganha para investidores pacientes, já que a posição de mercado e as oportunidades da empresa em longo prazo tiveram poucas mudanças, apesar de seus problemas com celulares inteligentes.

As ações da Nokia caíram em 30% nos dois últimos meses, enquanto rivais como Apple e Google ganhavam terreno no segmento de celulares inteligentes, que conta com margens maiores.

Mas analistas começam a ver a forte queda como oportunidade de compra. A queda a cotações vistas pela última vez 12 anos atrás, quando a Nokia se tornou a maior fabricante mundial de celulares, resultou em baixa de 9% no índice europeu de tecnologia.

Investidores e analistas apontam para a posição de liderança da Nokia nos mercados emergentes e para sua forte rede de produção e vendas como vantagens importantes para a companhia.

A Nokia vende mais celulares que suas três rivais mais próximas combinadas, e sua chegada antecipada a mercados de rápido crescimento na Ásia e África lhe garantiu participações de mercado superiores a 50 por cento em muitos países, uma posição que os rivais da companhia enfrentam dificuldades para desafiar.

"Deveríamos considerar seriamente agora uma compra dessas ações, à espera de uma grande recuperação em 2011. Elas oferecem valor verdadeiro em longo prazo," afirmou Richard Windsor, especialista em tecnologia na Nomura, em nota a clientes.

As ações da Nokia estão sendo negociadas a 10,3 vezes seu lucro projetado para 2011, de acordo com dados da Thomson Reuters, um múltiplo 21% inferior à média de seus rivais mundiais.

A empresa também pagou dividendo de 0,40 euro por ação no último ano fiscal, e esse valor deve aumentar nos próximos anos, o que representa nível de dividendo de 5% - uma raridade no setor de tecnologia, em que muitas empresas nem chegam a oferecer dividendos aos acionistas.

"Creio que, para quem puder aguentar um ano ou mais, a Nokia oferece equilíbrio muito favorável entre risco e recompensa, e investir nela deveria ser seriamente considerado," acrescentou Windsor.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra