"Não tivemos a oportunidade de defender nosso patrimônio": petição com mais de 300 mil assinaturas demanda que países devolvam artefatos egípcios roubados durante colonização do país
Petição foi lançada na abertura do Grande Museu Egípcio
Após 20 anos em construção, o Grande Museu Egípcio foi inaugurado em 1º de novembro no país, marcando também o lançamento de uma petição online para que países retornem artefatos históricos para o Egito.
A campanha foi lançada pelo arqueólogo e ex-ministro de turismo Zahi Hawaa, junto a Fadi Victor, um cineasta e fotógrafo.
No vídeo, ambos demandam a devolução da Pedra de Roseta, o Zodíaco de Dendera e o busto de Nefertiti.
"O Grande Museu Egípcio não está apenas abrindo suas portas!
Está atendendo a um chamado de nossos ancestrais
Um chamado para que suas vozes, suas histórias, seus tesouros... finalmente retornem ao lar.
A Pedra de Roseta, o Zodíaco de Dendera e o Busto de Nefertiti.
Eles pertencem a este lugar. No coração do Egito," diz a publicação.
No vídeo, Zahi Hawaa e Fadi Victor também falam sobre como diversos artefatos foram roubados ou ilegalmente adquiridos por colecionistas e museus de outros países durante o período de colonização do Egito pelo Reino Unido.
"Esses artefatos foram levados durante o período de colonização, não quando o Egito era livre... Foram levados quando os britânicos e franceses estavam aqui, e não tivemos a chance de defender nosso patrimônio. Devolver essas peças não se trata apenas de corrigir a história, mas de ajudar o Ocidente a dar um passo maduro em direção ao reconhecimento do passado e mostrar que está pronto para estar do lado certo da história", disse Victor.
Até o momento, as petições individuais do Busto de Nefertiti, do ...
Matérias relacionadas
Um motor japonês totalmente novo incendeia o mundo do motociclismo e causa sensação em Milão