Na busca por novos metamateriais chegamos ao impensável: um capaz de contar até 10
Cientistas da Universidade de Leiden, na Holanda, desenvolveram um metamaterial bastante incomum que pode contar até dez. Não só isso, ele também se lembra da ordem em que recebe pressão, como se tivesse uma memória própria.
Embora pareça mágica, a criação é o resultado de pesquisas em materiais projetados artificialmente com propriedades extraordinárias. Este metamaterial mecânico é capaz de traduzir pressões em informações armazenadas, como evidenciado por um vídeo gravado por seus próprios criadores.
Metamaterial capaz de contar?
Em um artigo publicado no Physical Review Journal, os autores Martin van Hecke e Lennard Kwakernaak explicam que sua criação é um bloco de borracha composto por 22 vigas flexíveis agrupadas em pares. Isso responde exclusivamente a cada pressão: cada vez que é empurrado, uma nova viga é orientada para a direita, agindo como um contador mecânico visível.
Além disso, o material não apenas conta, mas também pode discernir entre diferentes níveis de força. "A primeira barra empurra o próximo par para a direita e muda uma posição cada vez que o material é empurrado. É assim que ele conta até dez", explica Kwakernaak.
Possíveis aplicações
Embora esse metamaterial ainda esteja em seus estágios iniciais, seus criadores já veem aplicações promissoras. De pedômetros a mecanismos de contagem de veículos e sistemas de segurança, as possibilidades são vastas. "Sempre encontramos uma utilidade para novos materiais como este", diz Kwakernaak. Além disso, a ...
Matérias relacionadas
Há 60 anos perdemos de vista um dos poucos mamíferos que põem ovos; agora os redescobrimos
A NASA fez as contas: a China pode desacelerar a rotação da Terra
Nova corrida armamentista começou: a disputa é entre EUA, Rússia e... China