Microsoft demitiu mais de 6 mil funcionários, diz site
Empresa alegou estar melhorando a posição diante do cenário atual do mercado
Microsoft demitiu mais de 6 mil funcionários, equivalente a 3% da força de trabalho, para se adaptar ao mercado, apesar de registrar aumento de 13% na receita no primeiro trimestre de 2025.
A Microsoft demitiu mais de 6 mil funcionários que atuavam pela empresa no mundo todo, informou o site especializado "The Verge".
Segundo o portal, esse número é equivalente a 3% de toda a mão de obra da Microsoft.
“Continuamos a implementar as mudanças organizacionais necessárias para melhor posicionar a empresa para o sucesso em um mercado dinâmico”, disse o porta-voz da Microsoft, Pete Wootton, em uma declaração ao The Verge .
A onda de demissões é a segunda maior da história da empresa, atrás apenas de quando 10 mil funcionários foram dispensados em janeiro de 2023.
Novo enxugamento
Porém, a cultura de renovação ou redução das equipes está sendo cada vez mais frequente na Microsoft.
Nos últimos dois anos, 2.550 funcionários foram demitidos nos setores do Xbox e da Blizzard, além de 1000 operários do setor de realidade virtual, responsáveis pela produção dos óculos Hololens, e da Azure, dispensados em meados de 2024.
A Microsoft é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e está presente não apenas nos computadores com o sistema Windows, como também no Xbox, nos sistemas Office e diversos outros produtos mundialmente utilizados todos os dias.
Apesar dos cortes levantarem suspeitas sobre rendimentos e saúde financeira da empresa, os levantamentos do primeiro trimestre de 2025 indicam um aumento na receita de 13%, para US$70,1 bilhões, superando a estimativa média dos analistas de US$68,42 bilhões, de acordo com dados compilados pela LSEG.