Meta encerra mais de 500 mil contas após governo da Austrália proibir redes sociais para menores de 16 anos — empresa pressiona para que governo revogue lei
Multas podem chegar a 33 milhões de dólares
Em conformidade com a nova e rigorosa legislação da Austrália, a Meta anunciou o fechamento de mais de 500 mil contas no Instagram, Facebook e Threads. A medida ocorre um mês após a entrada em vigor da lei que proíbe menores de 16 anos de utilizarem redes sociais, sob pena de multas que podem chegar a 33 milhões de dólares americanos por descumprimento.
Embora esteja cumprindo a norma, a gigante da tecnologia aproveitou o anúncio para criticar duramente a eficácia da proibição, alegando que o bloqueio total pode, na verdade, tornar os jovens menos seguros na internet.
Uma "limpeza" nas plataformas
De acordo com um relatório detalhado publicado pela Meta, as remoções foram distribuídas da seguinte forma:
- Instagram: 330.693 contas encerradas (a rede mais popular entre o público jovem).
- Facebook: 173.497 contas.
- Threads: 39.916 contas.
A lei afeta não apenas a Meta, mas também gigantes como TikTok, YouTube, Reddit e X (antigo Twitter), exigindo que todos implementem sistemas de verificação de idade para identificar usuários australianos.
Falhas em verificações
Um dos pontos centrais da crítica da Meta é a inconsistência das tecnologias de verificação. O método de escaneamento facial, um dos mais utilizados, tem apresentado erros bizarros: pais relataram casos em que crianças de 11 anos foram identificadas pelo sistema como adultos de 30 anos.
Além disso, os adolescentes têm demonstrado criatividade para burlar o sistema:
- Uso de maquiagem e expressões faciais incomuns para ...
Matérias relacionadas
Gemini no iPhone: o plano da Apple para turbinar a inteligência artificial com ajuda da maior rival
Diretor de IA da Meta decreta o que a Geração Z deveria estar fazendo "o tempo todo": vibe coding