Má fase da Starship acabou: voo 10 foi um sucesso e foguete provou ser capaz de lançar satélites Starlink
SpaceX planeja lançar até 60 satélites Starlink V3 em futuras missões da Starship Em termos de largura de banda, é 20 vezes maior que a do Falcon 9 atualmente
Após três tentativas frustradas e uma explosão catastrófica, a SpaceX pode respirar aliviada. O décimo voo de teste da Starship cumpriu todos os objetivos que até então lhe escapavam.
Em resumo, o maior foguete do mundo não apenas decolou e chegou ao espaço, ele também lançou sua primeira carga útil, reiniciou um motor no vácuo e sobreviveu a uma reentrada infernal para aterrissar de forma controlada no Oceano Índico.
O décimo voo de teste da Starship prova que o design iterativo da SpaceX ainda funciona. E embora a visão de uma nave espacial totalmente reutilizável para colonizar Marte ainda esteja distante, a Starship já pode começar a lançar satélites Starlink.
Começo promissor
No horário programado, os 33 motores Raptor do propulsor Super Heavy entraram em funcionamento, impulsionando a estrutura de mais de 120 metros de altura com um rugido ensurdecedor. Embora um dos motores tenha falhado no meio do caminho, isso não afetou a missão, demonstrando a redundância do sistema.
Enquanto queimava suas 4,9 mil toneladas de propelente, o enorme foguete Starship passou pela fase de maior estresse aerodinâmico e pela separação a quente, acionando os motores do estágio superior antes de se separar. O Super Heavy iniciou seu retorno, mas desta vez não buscava um pouso suave, e sim completar uma série de manobras arriscadas.
Arranha-céu flutuando no ar
O Booster 16 fez sua curva no ar com sucesso para mudar de trajetória. Após planar por alguns minutos com suas grades ...
Matérias relacionadas
A SpaceX acaba de publicar imagens inéditas da Starship "tostada" após reentrada difícil
Um "Roomba" para limpar rios: o barco lançado pela Barragem das Três Gargantas na China
O maior aeroporto do mundo está sendo construído - uma aerotrópole para 185 milhões de passageiros