Jovem é internado após ser queimado por planta; que espécie é essa?
Garoto teve queimaduras de segundo e terceiro grau nas pernas, braços e pescoço; planta é considerada uma das mais perigosas do Reino Unido
Um adolescente residente de Lisronagh, na Irlanda, foi hospitalizado e ficou internado por três dias após entrar em contato com uma planta venenosa enquanto fazia jardinagem.
Jayden Channon, de 14 anos, cortou um pé de Heracleum mantegazzianum — conhecida no exterior como hogweed — sem saber que o contato era perigoso, deixando seus braços, pernas e pescoço expostos à seiva da planta.
Sua pele começou a apresentar vermelhidão e, no dia seguinte, bolhas começaram a se formar.
Conheça a espécie
A Heracleum mantegazzianum é uma espécie invasora, introduzida na Grã-Bretanha e na Irlanda no século 19. A planta é considerada por especialistas como uma das mais perigosas da região.
A origem do perigo é sua seiva, que inibe a capacidade da pele de se proteger contra os raios solares. Assim, quem entra em contato com a substância pode não perceber nada na hora, mas acabar com queimaduras graves.
Para quem se expôs à planta, é aconselhável lavar completamente a área afetada, procurar um médico e evitar a luz solar por alguns dias.
O jovem foi levado ao Tipperary University Hospital, em Clonmel, onde mostrou aos médicos fotos das plantas que ele estava aparando. Os especialistas constataram se tratar da hogweed.
A avó do menino, Annemarie Channon, disse ao The Daily Mail que acredita que o neto sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau.
"Obviamente ele não percebeu o perigo, ele nem sabia o que era realmente", contou.
Ele recebeu tratamento adequado e está se recuperando, mas sua pele pode precisar de cuidados especiais por anos.