Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Japão monta nova estação de trem em 3h utilizando impressão em 3D

A nova estação, Hatsushima, fica em uma cidade de 25 mil habitantes, em uma área rural do país

8 abr 2025 - 16h39
(atualizado às 19h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
No Japão, uma estação foi construída em 2h30 com impressão 3D, utilizando concreto e vergalhões, sendo a estrutura resistente como casas de concreto armado, destacando rapidez e menor custo.
Estação Hatsushima, construída há 75 anos em madeira, será substituída por impressão em 3D de argamassa
Estação Hatsushima, construída há 75 anos em madeira, será substituída por impressão em 3D de argamassa
Foto: Reprodução/Google Street View

A tecnologia foi utilizada para um feito que chamou a atenção no Japão. Entre o último trem da noite e o primeiro da manhã seguinte, japoneses construíram uma estação inteira nova. Para isso, eles utilizaram componentes impressos 3D.

O trabalho foi concluído em aproximadamente 2h30, de acordo com o The New York Times e o The Japan Times. Para isso, a estrutura de madeira acabou sendo substituída por uma impressão de argamassa. A nova estação, Hatsushima, fica em uma cidade de 25 mil habitantes, em uma área rural do Japão. O local atende os passageiros há mais de 75 anos, e a estrutura, agora, possui cerca de 2,6m de altura e área de aproximadamente 10m². Na sequência, vergalhões foram utilizados na parte oca e preenchidos com concreto.

Projeto em 3D da nova estação de Hatsushima
Projeto em 3D da nova estação de Hatsushima
Foto: Reprodução

Para a realização, a empresa que opera a linha revelou que alguns componentes foram impressos em 3D em outro local, dentro de um período de sete dias, algo inédito até então. Cofundador da empresa Serendix, Kunihiro Handa explicou que, geralmente, "a construção ocorre ao longo de vários meses enquanto os trens não operam à noite". 

Ressalta-se que o prédio possui resistência semelhante à de casas de concreto armado. A tendência é que a construção seja inaugurada em julho, contemplando diariamente 530 passageiros. Pelo menor custo da obra e rapidez na construção, a West Japan Railway considera utilizar essa tecnologia na reforma e reconstrução de outros prédios de estações.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade