Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Japão já sabe há muitos anos qual é o segredo para ter menos sujeira em casa

Além da lama visível: especialistas explicam como a regra dos "sapatos zero" é vital para quem tem filhos ou animais de estimação; "Efeito chinelo": como tirar os sapatos ao chegar em casa ajuda o cérebro a se desconectar do estresse do trabalho.

21 fev 2026 - 16h15
(atualizado às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Uma regra não escrita que muitos conhecem no Japão, costuma desaparecer em outras partes do mundo. Hoje, porém, a situação parece estar mudando globalmente. O que antes víamos como uma curiosidade cultural japonesa - ou uma excentricidade nórdica, por exemplo -, começa a fazer sentido no resto do mundo.

O contraste é fascinante. Enquanto em muitas casas ocidentais a limpeza é entendida como uma reação (limpar o que foi sujo), em outras culturas ela é um estilo de vida preventivo.

No Japão, o segredo não é limpar por horas, mas impedir que a sujeira entre: "Limpar não é uma reação, mas um estilo de vida baseado na prevenção". Essa filosofia se estende até mesmo ao ar que respiram; relatórios sobre ventilação residencial japonesa destacam a importância crucial de criar "corredores de ar" abrindo janelas opostas para expelir partículas em suspensão, uma obsessão com a higiene ambiental que invariavelmente começa na porta de entrada.

E não se trata apenas de percepção visual. Um estudo da Universidade Macquarie, em Sydney, coloca isso em perspectiva: até 60% da poeira e sujeira que se acumula dentro de uma casa vem de fora e entra, precisamente, pelos nossos pés.

Arquitetura do costume

Por que o mundo se divide entre aqueles que tiram os sapatos e aqueles que não tiram? A resposta reside em uma mistura de clima, arquitetura e filosofia.

No Japão, a fronteira é física. Segundo o portal de notícias Nippon, as casas possuem o genkan, uma área específica na entrada com um degrau chamado ...

Veja mais

Matérias relacionadas

China mobilizou 1,4 mil barcos de pesca para criar "barreira" de 300 quilômetros: más notícias para Taiwan

"Não esperávamos por isso": drone ucraniano revelou arsenal russo em depósito e a surpresa foi enorme, os mísseis são monstruosos

Japão deseja há anos redução no número de turistas e teme ver China o realizando

Esqueça as capitais: essa cidade do interior é definitivamente a melhor cidade para se viver no Brasil

Todo mundo está falando sobre ChatGPT, Gemini e Claude, mas a IA mais útil e produtiva no momento é outra: Notebook LLM

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade