Já sabíamos que os superiates eram mansões flutuantes, mas esse é uma fortaleza com escudo antimísseis
O Eclipse conta com todos os luxos a bordo que um milionário possa sonhar O mais impressionante é o que não se vê: um escudo antimísseis, vidros blindados, sistema antipaparazzi, antidrones e até um submarino
Antes da guerra na Ucrânia, os oligarcas russos navegavam pelos sete mares a bordo de alguns dos maiores superiates do mundo. Até a imposição do bloqueio ocidental aos bens russos no exterior, o empresário russo-israelense Roman Abramovich era o proprietário do Eclipse, um enorme barco que, com seus 162 metros de comprimento, ostentava o título de ser o segundo maior megaiate do mundo.
No entanto, a imensa embarcação que, até 2022, era propriedade do oligarca russo, está equipada com mais do que apenas o luxo esperado de um iate dessa categoria. De acordo com a experiência de 2018 de um piloto de drones, cuja aeronave tentou sobrevoar o Eclipse, o iate de Abramovich também conta com equipamentos de nível militar que o transformam em uma fortaleza impenetrável para proteger sua privacidade.
Um gigante de luxo blindado à prova de drones
Segundo o veículo especializado em náutica Superyacht Fan, estima-se que o valor do Eclipse seja de cerca de 700 milhões de dólares (R$ 4 bilhões). O iate foi fabricado em 2010 pela Blohm+Voss em Hamburgo. Estima-se que o custo anual aproximado para mantê-lo em operação seja de 60 milhões de dólares (R$ 340 milhões). Esse alto custo de manutenção dos superiates de luxo tem sido o principal problema nas apreensões dos iates dos oligarcas russos.
O superiate tem capacidade para acomodar até 36 convidados distribuídos em seus 18 camarotes e várias suítes, que são atendidos por uma tripulação de 70 pessoas. Em suas coberturas, há dois helipontos,...
Matérias relacionadas