iOS 26 chega ao iPhone com novos emojis; conheça a safra
Unicode 17.0 confirma nove novos símbolos; Apple deve liberar versões personalizadas em próximas atualizações
A chegada do iOS 26 aos usuários da Apple, marcada para a próxima segunda-feira, 15, trará consigo uma leva aguardada de novos emojis. A atualização de sistema será acompanhada pela liberação do Unicode 17.0, que inclui nove símbolos inéditos, entre eles o Pé Grande, a baleia orca e um baú de tesouro.
O Unicode Consortium, organização responsável por definir os padrões de caracteres digitais, confirmou na terça-feira, 9, a lista final da versão 17.0 do padrão. O grupo é o responsável por garantir que um emoji seja exibido de forma semelhante em diferentes dispositivos e sistemas operacionais.
Entre as novidades estão os emojis de trombone, rosto distorcido, nuvem de luta inspirada em histórias em quadrinhos, deslizamento de terra e miolo de maçã. Também foi aprovada a inclusão de uma criatura peluda associada a lendas como a do Pé Grande.
Além desses símbolos independentes, a atualização também adiciona variações de tom de pele para emojis já existentes, como os que representam pessoas com orelhas de coelho dançando ou pessoas lutando. Uma bailarina de gênero neutro também passa a integrar o catálogo.
Apesar da confirmação, os novos ícones não devem aparecer imediatamente após a instalação do iOS 26. A Apple costuma levar alguns meses para desenvolver versões próprias e adaptadas ao seu design visual, distribuindo as novidades em atualizações subsequentes.
O mesmo aconteceu no ciclo anterior: a lista do Unicode 16.0 foi fechada em setembro de 2024, mas os novos emojis só apareceram nos iPhones em março deste ano, com a atualização para o iOS 18.4.
Com a aprovação atual, o total de emojis recomendados pelo Unicode para uso em plataformas digitais chega a 3.953. A lista inclui desde expressões faciais até símbolos relacionados a cultura, objetos e fenômenos naturais.