PUBLICIDADE

Invasão Secreta | Quais heróis foram substituídos por Skrulls nas HQs?

No evento original da Invasão Secreta, vários personagens famosos são substituídos por alienígenas Skrulls, até alguns dos Vingadores e dos X-Men

22 jun 2023 - 17h52
(atualizado às 20h49)
Compartilhar
Exibir comentários

A adaptação de Invasão Secreta finalmente chegou ao Disney+, e, assim como a trama original, Skrulls estão infiltrados entre os seres humanos, fazendo-se passar por um de nós enquanto eclodem a invasão alienígena. O clima de paranóia é o mesmo, o que nos leva a fazermos sempre a pergunta: quais heróis da Marvel foram substituídos por heróis?

Antes de revelar a lista abaixo, vale lembrar que, embora a premissa da Invasão Secreta do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), o contexto, os personagens e até a raiz da trama em si são bem diferentes — um personagem que aparece como Skrull logo no primeiro episódio da série não estava na lista dos quadrinhos, por exemplo.

Foto: Marvel Comics / Canaltech

Outro ponto a se destacar é que a maioria, senão todos os personagens, na época, precisava de uma "revisão canônica" para que a Marvel pudesse alinhar melhor sua cronologia geral. Ou seja, os heróis que apareceram como Skrulls na trama original realmente têm uma função específica na trama, mas eram também propriedades que precisavam de um reboot para que a editora "recomeçasse do zero" sem as amarras de continuidade anteriores.

Quais heróis foram substituídos por Skrulls na Invasão Secreta?

Dito isso, vamos à lista de heróis que foram substituídos pelos Skrulls na Invasão Secreta das HQs, publicada originalmente em 2008.

Atenção para spoilers da Invasão Secreta dos quadrinhos!

Elektra

A heroína foi morta por Echo, e foi uma revelação chocante por se tratar do primeiro personagem do alto escalão a ser apresentado com Skrull. Posteriormente, os alienígenas admitiram que Elektra já tinha sido escolhida como a "morte estreante", que serviria para plantar as sementes da desconfiança na comunidade de heróis.

Nos bastidores, a Marvel vinha tentando emplacar um título mensal da Elektra nos quadrinhos desde os anos 1990, quando ela chegou a andar um tempo com um Wolverine completamente desfigurado. As mudanças de direção na franquia deixaram sua cronologia, e seu próprio comportamento, bastante desconexos.

Raio Negro

O Rei dos Inumanos foi escolhido para ser substituído pelos Skrulls pelo fato de ele fazer parte do grupo Illuminati, a equipe que, originalmente, tentou invadir a frota Skrull e foi capturada. A ideia dos alienígenas era usar Raio Negro para destruir a equipe, e como ele mal fala por conta de seus poderes, era um disfarce perfeito.

Nos bastidores, os Inumanos vinham ganhando mais estofo com algumas boas minisséries, e a Marvel já estava de olho em alguma adaptação ou história maior com a equipe. Então, tornar Raio Negro um Skrull era algo que o ajudava a destacar o grupo.

Mulher-Aranha

Na Invasão Secreta original, a imperatriz Skrull conhecida como Rainha Veranke estava determinada a transformar a Terra no mundo natal dos alienígenas. Ela substituiu a Mulher-Aranha pouco antes de se juntar aos Novos Vingadores, devido ao seu misterioso passado e imagem desconexos. A partir daí, ela manipulou sua própria equipe, assim como a S.H.I.E.L.D. e a Hydra. Após a Guerra Civil, Veranke também jogou os heróis uns contra os outros.

Nos bastidores, a Mulher-Aranha também tinha muitos problemas cronológicos em sua trajetória, muitos dos quais foram abertamente explorados na própria trama. Como era uma personagem bastante utilizada pelo escritor Brian Michael Bendis, ela foi uma escolha natural.

Hank Pym

Esta talvez seja a maior revelação da trama, quando, em uma reviravolta chocante, Hank Pym, um Vingador fundador, revela ter sido substituído por um Skrull quando foi incapacitado por um estudante universitário logo após o evento Vingadores: A Queda. "Hank" apresentou à Vespa uma nova fórmula de crescimento, que era secretamente uma arma Skrull.

Nos bastidores, Pym era mais um personagem problemático, pois, na época,outros personagens já o substituíam como Gigante, Homem-Formiga ou como mais um gênio dos Vingadores. Sua trajetória estava tão zoada que seu destino foi trágico alguns anos depois — ou seja, a Invasão Secreta ajudou mesmo a deixá-lo de lado.

Jarvis

O mordomo de confiança dos Vingadores também foi substituído por um Skrull. Sua substituição serviu para que os alienígenas plantassem um vírus na tecnologia da Stark Enterprises, desligando ativos vitais, como o porta-aviões da S.H.I.E.L.D e as armaduras do Homem de Ferro.

"Jarvis" também coletou dados sobre o herói Sentinela, para que os Skrulls pudessem manipulá-lo. Após a invasão este Skrull fugiu com a filha de Luke Cage e Jessica Jones, Danielle. Posteriormente, bebê foi encontrado e o alienígena morreu nas mãos do Mercenário.

Capitão Marvel

Mar-Vell, o Capitão Marvel original, foi um dos poucos personagens que permaneceram morto por muito tempo no Universo Marvel. Ele tinha sido enterrado com câncer em 1982, antes de retornar em 2007, durante a Guerra Civil. Na verdade, este era um agente adormecido dos Skrulls, enviado para atacar a Montanha Thunderbolts.

Nos bastidores, Capitão Marvel, depois dessa rápida participação para "matar a saudade", foi substituído pela Capitã Marvel e continuou como um dos únicos personagens da Casa das Ideias a permanecer morto, embora ele dê as caras de vez em quando em alguma saga cósmica.

Harpia

Até ela retornar para os Vingadores, acreditava-se que Barbara "Bobbi" Morse havia morrido. Na verdade, tinha sido substituída por uma impostora Skrull, justamente para ganhar a confiança de seu marido, Clint Barton, o Gavião Arqueiro.

Nos bastidores, ninguém entendeu direito quando ela retornou, pois, para os leitores, Harpia tinha morrido em em Avengers West Coast #100, publicado em 1993. Ela é mais uma das personagens que precisavam de um novo começo, fresquinho, e ganhou essa chance com Invasão Secreta.

Longshot

O mutante que tem o "poder da sorte", foi substituído em uma trama que envolve a revitalização de Nogor, a representação viva de um deus Skrull, que daria a "benção" para a invasão definitiva. O X-Factor, que misturava mutantes e heróis humanos, conseguiu deter essa ação.

Nos bastidores, Longshot foi um mutante bastante querido do público quando apareceu, no final dos anos 1980, e chegou a ganhar uma minissérie própria, assim como vários momentos de destaque. Com o tempo suas aparições ficaram cada vez mais desconexas, e, aqui, vemos novamente a Marvel explicando distorções cronológicas e dando um novo começo ao personagem.

Irmão Vodu

O Irmão Vodu foi substituído para que os Skrulls pudessem se infiltrar em Wakanda, já que, na época, Jericho Drumm era um conselheiro próximo do rei T'Challa na época. O Pantera Negra e seus aliados conseguiram deter sua investida.

Nos bastidores, Jericho Drumm foi descoberto como um Skrull em Black Panther #38 de 2008, e, assim como outros personagens revelados como alienígenas, fazia parte da lista fora do "centro" do evento. A Marvel vinha alinhando um universo mais coeso para atrair novos leitores, e transformar a Invasão Secreta em uma saga que realmente afetava todos os cantinhos ajudou a Casa das Ideias a conectar melhor seus títulos — assim como a Marvel Studios tenta fazer nos cinemas e na TV.

Agentes da S.H.I.E.L.D.

Dois agentes tiveram grande participação na Invasão Secreta dos quadrinhos: Condessa Valentina Allegra de la Fontaine e Dum Dum Dugan. Condessa tentou se aproximar de Nick Fury enquanto ele estava escondido, com uma equipe secreta de combate aos alienígenas. Já Dum Dum Dugan foi capturado por um Skrull após a morte do Capitão América, no resultado de Guerra Civil.

Talvez esse seja um spoiler para a série do Disney+, já que a Condessa tem tido papel importante na formação dos Thunderbolts e pode ser confirmada pela Marvel Studios como uma célula Skrull infiltrada no alto escalão do governo dos Estados Unidos.

A Iniciativa Vingadores

Durante a Guerra Civil, o impostor Hank Pym esteve à frente da Iniciativa Vingadores, que previa a instalação de equipes de heróis registrados pelo governo nos 50 Estados dos Estados Unidos. Pym colocou um Skrull em cada grupo, com o objetivo de barrar a ofensiva desses times contra a invasão. Contudo, um dos impostores acabou traindo sua própria raça e foi decisivo para os humanos vencerem a batalha.

Aqui também podem existir conexões com a série do Disney+, pois a Marvel Studios pode explicar a própria Guerra Civil dos cinemas como parte da Invasão Secreta. Além disso, a trama da TV também pode mostrar algum Skrull mudando de lado no ápice da história.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade