Wikipédia veta colaboração de membros da Cientologia
A Wikipédia, consagrada como uma enciclopédia online para livre edição, começa a rever suas teorias. Cansada das rusgas com os cientologistas, o site resolveu banir qualquer usuário vindo da polêmica religião. A notícia é do site The Register.
» Wikipédia é censurada por foto de menina nua
» "Wikipédia é confiável", diz especialista
Fundada em 1953 pelo escritor de ficção científica L. Ron Hubbard, a Cientologia é uma das mais novas religiões da humanidade. Com influências de outras religiões, como o hinduísmo e o budismo, e de ciências humanas, como a psicologia, ela ganhou notoriedade graças a seus seguidores em Hollywood, como John Travolta e Tom Cruise, mas também é alvo de críticas.
A Igreja da Cientologia, que prega que seres humanos são encarnações de seres que viveram em outros planetas, é apontada por muitos como um culto que faz lavagem cerebral em seus membros e suga seu dinheiro.
Para escrever artigos para a Wikipédia, é necessário ser transparente e imparcial, além de mostrar que o intuito do texto é apenas educativo. Entretanto, segundo a enciclopédia, alguns dos seguidores da Cientologia estariam "danificando a reputação de neutralidade da Wikipédia" ao usar o tópico da religião para autopromoção e propaganda.
Para evitar esses problemas, o site determinou a expulsão de qualquer usuário cadastrado em computadores cujos IPs sejam propriedades da Igreja da Cientologia.
De acordo com o site Switched, essa não é a primeira vez que os administradores da Wikipédia intervêm no site por causa da religião. No passado, o site proibiu várias contas "anti-cientologistas" de editarem qualquer tópico relacionado ao tema.
Ninguém da organização religiosa quis comentar o ocorrido, segundo o Register.