vc repórter: atitude da Ferrari gera campanha na internet
Atitude da Ferrari deixa fãs de esporte indiganados e gera campanha contra atitudes anti-esportivas na internet
28 jul2010 - 10h06
(atualizado às 10h53)
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Motivada pelo episódio do último domingo, no Grande Prêmio da Alemanha, em que a Ferrari ordenou ao piloto brasileiro Felipe Massa que deixasse o companheiro de equipe, Fernando Alonso, ultrapassá-lo, foi lançada, nesta segunda-feira, uma campanha na internet contra atitudes anti-esportivas.
O site poorferrari.com abre espaço para comentários de internautas, a fim de discustir ações contrárias ao espírito competitivo. Segundo Diego, 21 anos, designer que criou o site, no primeiro dia a página teve 50 acessos.
A campanha também criou camisetas com o símbolo da escuderia e a mensagem "Fernando is faster than you. Can you confirm you understood that message?" (Fernando é mais rápido que você. Você pode confirmar que entendeu a mensagem?), passada ao piloto Felipe Massa durante a corrida.
Para dar início ao debate, são apresentados vídeos da corrida de domingo e do GP da Áustria de 2002, quando Barrichello cedeu a primeira posição a Schumacher, já próximo à linha de chegada, obedecendo ao comando da Ferrari.
O internauta Alandelon Carlos, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
GP da Alemanha de 2010: Felipe Massa liderava a corrida em Hockenheim e a menos de 15 voltas do final recebe a ordem da Ferrari para liberar a posição para o espanhol Fernando Alonso
GP da Alemanha de 2010: Felipe Massa liderava a corrida em Hockenheim e a menos de 15 voltas do final recebe a ordem da Ferrari para liberar a posição para o espanhol Fernando Alonso
Foto: AFP
GP de Portugal de 1989: Desclassificado da corrida por uma manobra ilegal no pit stop, Nigel Mansel, da Ferrari, ignorou a bandeira preta, seguiu na pista e se tocou com a McLaren de Ayrton Senna (na foto, retornando aos boxes); o acidente beneficiou Alain Prost, companheiro de Senna na McLaren e que no ano seguinte levaria o número 1 para a escuderia de Maranello
Foto: AFP
GP do Japão de 1989: Para ser campeão, Alain Prost joga o carro de forma proposital e provoca um acidente com Ayrton Senna a poucas voltas do fim do GP do Japão de 1989 - o brasileiro, mesmo com o bico quebrado, consegue voltar, trocar a peça e completar a prova em primeiro, mas é desclassificado por ter cortado a chicane; com a decisão, o piloto da França leva o título
Foto: Getty Images
GP do Japão de 1990: Com a situação inversa do ano anterior, Ayrton Senna bate em Alain Prost depois da largada e festeja de forma antecipada o segundo dos seus três títulos mundiais
Foto: Getty Images
GP da Europa de 1997: Michael Schumacher estava próximo de quebrar o jejum de títulos da Ferrari - bastava não permitir que Jacques Villeneuve somasse mais pontos que ele no GP final em Jerez de la Frontera. Com melhor rendimento, o canadense da Williams fez a manobra de ultrapassagem depois do pit stop, mas o alemão tentou provocar o acidente, errou e saiu sozinho da prova. Schumacher foi desclassificado da temporada e nem com o vice ficou - pior: teve que ir aos tribunais da FIA se explica
Foto: AFP
GP da Áustria de 2001: Brasileiro Rubens Barrichello, da Ferrari, deixa o companheiro alemão Michael Schumacher passar no fim e ajuda o companheiro a terminar em segundo, atrás apenas da McLaren do escocês David Coulthard
Foto: Getty Images
GP da Áustria de 2002: Brasileiro Rubens Barrichello repete o gesto do ano anterior - desta vez, ainda pior por estar em primeiro quando permitiu a poucos metros do fim a ultrapassagem do alemão Michael Schumacher. A marmelada da Ferrari provoca a criação da regra contra ordens de equipe
Foto: Getty Images
GP dos EUA de 2002: Para devolver a gentileza a Rubens Barrichello, Michael Schumacher reduz a velocidade a poucos metros do fim e "deixa" o companheiro vencer em Indianápolis
Foto: Getty Images
Temporada de 2007: A McLaren, por pouco, não acabou banida da F1 ao ser descoberto que o projetista da escudeira inglesa, Mike Coughlan, havia obtido informações confidenciais da rival Ferrari por meio de Nigel Stepney, chefe dos mecânicos do time italiano. O piloto espanhol Fernando Alonso, que corria pela McLaren e estava insatisfeito com o tratamento dado ao inglês Lewis Hamilton, colaborou com a FIA na investigação
Foto: Getty Images
GP de Cingapura de 2008: Nelsinho Piquet bate de forma proposital e provoca a entrada do safety car, ajudando o companheiro de Renault, o espanhol Fernando Alonso, que já havia feito um pit stop, assumir a liderança e vencer a corrida