Rafael Bordalo Pinheiro, autor de Zé Povinho, é lembrado pelo Google
Vida do artista português Rafael Bordalo Pinheiro foi lembrada na data do 167º aniversário do autor do personagem satírico Zé Povinho
Rafael Bordalo Pinheiro, artista português nascido em Lisboa em 21 de março de 1846 é o homenageado desta quinta-feira pelo Google em um doodle (logo) relembrando os 167 anos do nascimento do criador do Zé Povinho. O doodle está visível no domínio de Portugal do buscador.
O personagem, presente no doodle, surge na bibliografia de Bordalo em 1875, com a publicação no periódico A Lanterna Mágica, com a charge intitulada "Calendário Português", numa alusão aos impostos cpbrados pelo governo.
No memso ano em que publicou o Zé Povinho pela primeira vez, Rafael Bordalo Pinheiro esteve no Brasil, onde colaborou com alguns jornais, enviando material para Lisboa. A viagem ao Brasil durou até 1879.
Rafael Bordalo Pinheiro morreu em 23 de janeiro de 1905.
Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.