Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Internet

Pane deixa Skype inativo; recuperação demora horas

23 dez 2010 - 10h43
(atualizado às 11h30)
Compartilhar

O serviço de telefonia e vídeo via internet Skype caiu em todo o mundo na quarta-feira, evidenciando um dos pontos fracos da ferramenta gratuita de comunicação online. A companhia calcula que o serviço tenha voltado à normalidade para 5 milhões de pessoas até agora. "Isto representa em torno de 30% e o número está crescendo constantemente, disse o porta-voz Peter Parkes. Entretanto, os problemas persistem e a companhia pede "paciência", já que é impossível predizer quando cada usuário voltará a poder usar o serviço.

Pelo Twitter, Skype disse que os usuários estão tendo dificuldades para iniciar o serviço
Pelo Twitter, Skype disse que os usuários estão tendo dificuldades para iniciar o serviço
Foto: Twitter.com / Reproducción

O produto específico para empresas, Skype Connect, "já está funcionando normalmente", assegurou Parkes, enquanto o Skype Manager e outras versões do programa que dependem da web "seguirão desconectados um pouco mais". As videochamadas de grupo estão entre as funções que vão demorar um pouco mais para voltar ao normal, admitiu Parkes.

O Skype, parcialmente controlado pelo grupo de varejo online eBay, anunciou que alguns usuários estavam enfrentando problemas para se conectar. Usuários nos Estados Unidos, Ásia e Europa se queixaram da queda no Twitter.

Em sua página no Twitter, a companhia criada sete anos atrás pediu desculpas pela paralisação e informou que estava investigando o motivo. Por volta das 6h30 (horário de Brasília), o Skype informou que o serviço estava voltando ao normal mas que talvez demorasse algumas horas para que todos os usuários voltassem a ter acesso.

A queda ocorrida apenas alguns dias antes dos feriados natalinos, marca o mais recente revés para a reputação do serviço. Desconexões de telefonemas e baixa qualidade de serviço vêm há muito sendo vistos como pontos fracos do Skype, que oferece serviços gratuitos de voz e vídeo entre usuários, bem como ligações de baixo custo para linhas de telefonia fixa.

A empresa contava com 124 milhões de usuários em outubro. A última grande pane do serviço ocorreu em agosto de 2007, depois de uma atualização rotineira de software.

Muitos consumidores vêm hesitando em abandonar seus telefones fixos e depender exclusivamente do Skype devido em parte a questões sobre a confiabilidade da tecnologia. Essas preocupações, acompanhadas por outras dúvidas quanto à segurança online dos serviços da companhia, retardaram a expansão do Skype no mercado empresarial.

Agora, o grupo enfrenta concorrência de rivais online, como o Google, que permite que seus usuários façam telefonemas usando suas contas do Gmail, bem como de ferramentas sofisticadas de videoconferência tais como o sistema "umi", da Cisco Systems.

O Skype planeja levantar US$ 1 bilhão em capital por meio de uma oferta pública inicial de ações, disseram fontes próximas do assunto à Reuters, no mês passado. Uma delas afirmou que a abertura de capital deve acontecer no ano que vem.

O Skype foi criado em 2003 e adquirido em 2005 pelo eBay, por US$ 3,1 bilhões. Em novembro, o eBay vendeu participação majoritária a um grupo de investidores que inclui Silver Lake, Canada Pension Plan Investment Board e Andreessen Horowitz, por US$ 1,9 bilhão em dinheiro e US$ 125 milhões em títulos. O eBay reteve uma participação de 30%.

(com informações de agências internacionais)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra