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Internet

Internet é caça-talento para elencos de TV e reality shows

13 dez 2009 - 12h54
(atualizado às 13h56)
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Existem maneiras melhores de ser selecionado para um reality show na TV do que invadir um jantar de Estado na Casa Branca ou armar uma farsa com um balão. Um número crescente de sites agora desempenha o papel de intermediário, conectando aspirantes a participantes desses programas e diretores de elenco.

Mark Yawitz fundou o RealityWanted ao perceber que não havia um site de seleção de elenco
Mark Yawitz fundou o RealityWanted ao perceber que não havia um site de seleção de elenco
Foto: Joshua Lott / The New York Times

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E com o sucesso do gênero de reality, a indústria de caça-talentos online também prosperou - com sites como RealityWanted, Talent6 e GotCast, onde as pessoas podem encontrar anúncios de seleção de elenco para programas de TV e enviar seus currículos, muitas vezes pagando uma mensalidade.

"As coisas que as pessoas fazem para entrar nesses programas são bem ridículas", disse Roz Taylor-Jordan da Cast Iron Productions, que está selecionando participantes para a quinta temporada na NBC de America's Got Talent.

Ela tem uma visão positiva dos sites de caça-talentos. "Não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso quanto mais pessoas estiverem prospectando para mim, melhor", ela disse.

Do ponto de vista de um aspirante, os sites fazem com que a fama pareça estar a apenas alguns cliques de distância. "Jerry Seinfeld está selecionando pessoalmente os casais para a sua mais nova série cômica na NBC, sobre a vida de casado", diz um aviso de destaque no RealityWanted. "Precisamos de casais que briguem por NADA!" Os sites deixam as pessoas se inscreverem na hora para esse programa e outros, como The Bachelorette na ABC.

Richard Heene, que admitiu ter mentido às autoridades sobre seu filho ter sido levado por um balão, foi um membro do RealityWanted, uma das incontáveis pessoas atrás da fama - ou talvez apenas de emprego - no boom de reality shows na TV. Em uma economia ruim, algumas das pessoas ávidas por publicidade nesses websites estão na verdade apenas em busca de um emprego, se inscrevendo em programas de perda de peso e competições de namoro da mesma forma que outros se inscrevem para empregos de escritório no site Monster.

"No final das contas", disse Lisa Berger, vice-presidente executiva do canal E!, "essas pessoas querem duas coisas: elas querem fama e dinheiro." (Não se sabe como o Bravo, canal a cabo da NBC responsável por The Real Housewives of D.C. encontrou Michaele e Tareq Salahi, o casal que apertou a mão do presidente Barack Obama depois de conseguir entrar na Casa Branca no mês passado. A franquia Housewives não colocou anúncios públicos para a seleção de elenco dessa versão do programa.)

Os diretores de elenco dizem que usam Craigslist, Facebook, sites como RealityWanted e InfoList e seu próprio banco de dados de participantes. A seleção dos participantes funciona nas duas direções: chamadas para seleção de elenco de reality shows em Nova York e Los Angeles são regularmente anunciadas no Craigslist, e algumas agências de talento usam o Facebook para pedir que os fãs desses programas se inscrevam.

Reality shows de TV são competitivos e os participantes são capazes de ir longe para aumentar suas chances. O site Talent6 cobra US$ 35 por mês de seus membros. O RealityWanted tem um sistema de preço escalonado: o acesso é gratuito, mas por US$ 4 ou US$ 8 mensais, as pessoas recebem serviços extras, como alertas instantâneos sobre seleções de elenco.

Alguns grandes programas - como America's Got Talent, que atrai 100 mil inscritos por ano - não precisam recrutar de maneira tão agressiva, mas para outros programas, esses sites desempenham um papel importante.

"Eles se orientam ao que nós estamos procurando", disse Jodi Thomas, diretora de elenco para o programa Perder para Ganhar e outros. Falando de modo geral, ela disse, isso significa pessoas de personalidade extrovertida com as quais os espectadores podem se identificar.

Thomas esteve em Detroit e Chicago na semana passada com o intuito de recrutar famílias para Losing It With Jillian, programa de perda de peso da NBC com a treinadora Jillian Michaels, de Perder para Ganhar. Ela postou com antecedência um anúncio no RealityWanted perguntando - em caixa alta - "Você está pronto para mudar a sua vida e a vida de seus entes queridos? Jillian Michaels da NBC está indo até a sua casa!" Dezenas de pessoas se inscreveram online.

Potenciais participantes "acham que nós vamos prestar mais atenção se eles estiverem nesses sites e é verdade", Thomas disse.

De fato, no início de outubro, apenas dias antes da farsa da família Heene com o balão ter sido noticiada em rede nacional, Thomas viu os Heene em uma fita de inscrição para um programa de entretenimento (por razões contratuais, ela não pode dizer o nome). Mas ela os rejeitou, conta, porque "algo parecia errado". Ela lembra de ter pensado: "Ótima história, ótima família, mas algo não parece certo."

Eliminar candidatos também é função

Eliminar pessoas desesperadas ou insanas é uma das partes mais difíceis do trabalho, segundo Thomas. Os sites de intermediação não conduzem checagem de antecedentes, por isso fica a cargo da produção barrar pessoas com problemas.

Com centenas de reality shows na televisão ou em produção, seleções de elenco estão sempre acontecendo. Canais como Bravo, E! e VH1 pedem aos diretores de elenco pessoas que se encaixem em certos critérios, e os diretores retornam, idealmente, com listas de candidatos.

"Para mim, é bom, porque meu trabalho é divulgar para a maior quantidade de pessoas possível", Taylor-Jordan disse. Além disso, os sites estabelecem alguns filtros. Se um programa está procurando por, digamos, mulheres com 40 e poucos anos, um homem de 30 e poucos teria dificuldade em se inscrever. "Eles voltam com uma lista de pessoas sob medida, que nós podemos então refinar", disse Damla Dogan, vice-presidente do canal E!.

Para aqueles que não são selecionados, ainda há esperança: produtores de talk shows diurnos como Dr. Phil e The Tyra Banks Show regularmente selecionam pessoas que postaram seus currículos no RealityWanted.

Mark Yawitz, cofundador do RealityWanted, também já foi um aspirante a participante de reality show. Há dez anos, ele tentou participar de Survivor e Big Brother. As rejeições magoaram; mas analisando as coisas hoje, disse, ele exagerou em suas tentativas. Nas seleções de elenco, "Eu fazia um teatro", ele disse, "mas eles querem pessoas verdadeiras".

Tendo sido contagiado pelos reality shows, Yawitz, que passou dez anos administrando uma firma de pesquisa executiva para companhias médicas, se surpreendeu ao descobrir que não existia um site abrangente de seleção de elenco para programas sem roteiro, por isso começou a construir um. O site - que emprega quatro pessoas em tempo integral e gera lucro, segundo Yawitz - agora tem seleções de elenco novas quase todo dia.

Melody DeLong, 26, atriz e modelo de Chattanooga, Tennessee, disse que conseguiu três aparições na TV através do RealityWanted, incluindo uma no programa de casamento Happily Ever Faster do canal TLC. Embora ela possa encontrar informações sobre seleção de elenco nos websites específicos dos programas, "o RealityWanted facilita e coloca tudo em um website só", ela disse.

DeLong disse que os reality shows podem ajudar a preencher as lacunas do desemprego. "Embora os shows não paguem muito, é uma ótima exposição e às vezes significa férias em família gratuitas", ela disse.

Os executivos dos reality shows são muitas vezes criticados por escolher participantes polêmicos. Mas o processo de seleção envolve mais do que encontrar pessoas "que vão pular para fora da tela", disse Dave Noll, presidente para televisão da Notional, a companhia que produz Chopped para o Food Network e Don't Sweat It para o HGTV. Quando você seleciona o elenco, "você realmente está tomando uma decisão de negócios", Noll disse, observando que as relações com os talentos às vezes duram anos.

Intermediação encontra resistência

Talvez pelas decisões serem tão importantes, os websites de intermediação não sejam universalmente aceitos em Hollywood. Alguns executivos dizem que eles facilitam demais a inscrição de pessoas.

"Em teoria, você espera encontrar pessoas ótimas nesses websites", disse Randy Bernstein, coproprietário da agência Casting Duo. "Mas ainda sou das antigas e acredito no recrutamento e na seleção pessoal de talentos."

Alguns programas, Bernstein disse, exigem que os diretores de elenco recrutem com vigor. Para Top Chef, por exemplo, o canal Bravo aceita a inscrição de participantes online, mas também tenta identificar e recrutar pessoas no topo de suas carreiras.

Inscrições online são mais valiosas para um programa como Dance Your Ass Off, cujo elenco Bernstein está ajudando a selecionar com o canal Oxygen. O programa combina perda de peso com dança, por isso "estamos procurando pessoas que estão sentadas em casa, assistindo à TV o dia todo", ele disse.

Tradução: Amy Traduções

The New York Times
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