Google Earth agora capta imagens do fundo do mar
O software Google Earth para dispositivos Android recebeu uma atualização que vai permitir a seus usuários experimentarem virtualmente alguns ambientes submarinos.
Segundo o blog Lat Long Blog, da Google, a nova versão 1.1 do Google Earth para o sistema operacional da empresa inclui funcionalidades que irão possibilitar a descoberta do mundo marinho a partir de smartphones, mantendo as atuais funções que visam explorar a superfície do planeta.
"Por exemplo, confira a paisagem e terreno do Monterery Bay Canyon, que é maior que o Grand Canyon, aproximando a imagem no Google Earth para até abaixo da superfície do oceano ao largo da costa. Uma vez debaixo d'água, você pode usar a função 'olhar ao redor', para ver a extensão deste imenso vale submarino", instrui o blog.
Esta edição conta ainda com o modo "Explorar o Oceano", que mostra centenas de imagens e vídeos de parceiros Google, que tenham alguma relação com o tema.
De acordo com o site Mashable, essa funcionalidade já tinha sido anunciada no ano passado.
Naquela época, a empresa disse que procurava organizações parceiras, tais como National Geographic, para criar uma espécie de Street View do fundo dos mares.
No início deste ano, a parceria se tornou realidade com a criação da ferramenta Ocean Showcase, uma nova característica que destaca locais de naufrágios, pontos de investigação marinha e muito mais.
E se o sistema operacional instalado no dispositivo móvel for o Android 2.2 (de codinome Froyo), o conteúdo pode ser visto diretamente através de balões especiais, que rodam em flash e melhoram bastante a usabilidade de navegação.
Isso torna ainda mais fácil mudar a visualização das paisagens montanhosas e vales submarinos.